7:20Ciro visto da prisão

por Janio de Freitas

Recebida como se fora uma contribuição a mais para a mesmice política, a orientação mandada por Lula ao PT e a seus demais seguidores, ao final da semana passada, introduz uma perspectiva nova e inesperada na disputa pela Presidência. A recomendação de que Ciro Gomes não seja hostilizado, e até busquem com ele um pacto de não agressão com vistas ao segundo turno, significa muito mais do que diz. ​

Antes de tudo, a orientação muda as predisposições do comando petista com Ciro Gomes, até aqui repelido no tom terminativo bem caracterizado pela própria presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann.

É verdade que Lula apenas ciscava, com uma ou outra bicadinha, na candidatura de Ciro. E parte dos petistas, apesar da rejeição exposta, não escondeu preferi-lo a Marina Silva, como demonstrado pelo Datafolha. Com um recado, isso tudo foi-se.

A referência de Lula ao segundo turno com Ciro contém duas situações. A do apoio de Ciro ao candidato do PT, seja quem for e contra quem for, mas também a de apoio do PT a Ciro, com iguais condições. Esta última hipótese, porém, vai mais longe: nela está implícita a admissão de que o candidato do PT não chegue ao segundo turno.

Como não dá para presumir Lula fora do turno final —se não ganhasse no primeiro— segue-se que os petistas citados como seu eventual substituto, até aqui, não geram esperanças em casa.

futuro de Lula continua incerto. Se os seus processos puderem chegar a um corpo de juízes sem causa política ou ideológica, a questão das provas por fim ganhará a relevância que a Justiça lhe dá, em um ou em outro sentido. Por ora, Lula pode ou não pode concorrer.

Com isso, o desejado enlace com Ciro no segundo turno, e desde logo rejeitado com qualquer outro dos candidatos, tem um caráter de alternativa que se estende necessariamente ao primeiro turno. A depender só das circunstâncias e suas exigências.

Remota ou não, segundo cada interpretação, a possibilidade está inscrita na orientação de Lula que aproxima PT e Ciro Gomes. E que transtorna tanto a configuração da escala de pré-candidatos como as cabeças de vários deles, cientes de que, se Lula não concorrer, de nada lhes adianta: a aliança PT-Ciro faz serviço semelhante.

Quem duvidava que, de dentro da prisão, Lula estivesse no processo eleitoral, cuide-se.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

4 ideias sobre “Ciro visto da prisão

  1. Birn Neto

    Esse Janio de Freitas, há duzentos anos no jornalão paulista, integra inclusive o Conselho Editorial, é mais um dos enrustidos ou semienrustidos petistas… O jornal dos Frias sempre se sai bem… os donos, conservadores, flertam com a elite; e os jornalistas pedem a benção para o PT.

  2. Aprigio Fonseca

    Engraçado,esse Jânio De Freitas deveria escrever o que o sr Neto ai em cima pensa,falar que não existe juiz parcial e que o Moro age sempre respeitando a constituição.
    Que maravilha nós escutar e ver tudo que eles nos passam e vamos ficando catequisados e em fila indiana esperando o manah cair abundantenente. Que maravilhaaa.

  3. Rock

    Eu como um cidadão leigo, sem conhecimento dos tramites judiciais, so tenho uma certeza a justiça brasileira é golpista sim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.