8:13Os muros de vidro que matam pássaros

por Claudio Henrique de Castro

Todos os seres vivos têm direito ao meio ambiente equilibrado, inclusive os animais silvestres e os pássaros que habitam os centros urbanos.

A nova e destruidora moda arquitetônica dos muros de vidro tem dizimados milhares de pássaros nas cidades brasileiras.

Os Municípios devem urgentemente proibir esta terrível prática e determinar a pintura destes muros transparentes para que eles não morram mais.

A ecologização do direito é a nova e fundamental tendência para preservar o meio ambiente, os rios, a fauna e a flora – e não apenas os seres humanos e o desenvolvimento econômico que visa se apropriar dos recursos naturais de maneira irreversível e implacável.

A natureza desaparece nos centros urbanos e os muros de vidro têm contribuído para que os pássaros, que espalham sementes, cantam e fazem importante papel na vida urbana das cidades, sejam mortos em pleno voo.

As cercas eletrificadas têm feito este papel, junto com os agrotóxicos apenas vendidos para o Brasil e proibidos no resto do mundo e a poluição desenfreada dos rios. Nunca é demais lembrar que Curitiba não tem um único rio vivo. A ausência de corredores ecológicos entre os parques, ruas e estradas que fazem com que dezenas de animais sejam atropelados, isso e muito mais está acabando com a vida no planeta.

Agora inventaram mais essa moda, das cercas de vidro, que têm causado acidentes gravíssimos com os pássaros que não conseguem enxergá-los e acabam batendo violentamente nestas verdadeiras armadilhas mortais.

Que futuro estamos construindo? Haverá pássaros nas cidades daqui a poucos anos? Que preocupação e que compromisso os cidadãos têm com o meio ambiente? Por que não nos preocupamos com a vida dos pássaros que nos trazem alegria e são benfazejos para a parca natureza que ainda existe e resiste nos centros urbanos brasileiros?

Os direitos dos seres humanos não devem ultrapassar limites éticos e ecológicos. Além das mudanças climáticas que estão impactando a vida na Terra, temos mecanismos de extermínio que contribuem para a gradativa extinção de diversas espécies.

O direito ao meio ambiente sustentável e equilibrado não é apenas dos cidadãos mas também da fauna e da flora.

Os canários da terra, os pardais, os tico-ticos, os sabiás, os quero-quero, os joões-de barro, as tirivas, as corruíras e tantos outros pássaros que sobrevivem nas cidades, se pudessem, hoje estariam pedindo socorro e mais parques, mais rios vivos, mais áreas verdes – e o fim dos muros de vidros.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Os muros de vidro que matam pássaros

  1. Rock

    Estou pensando em passar esse texto para mais de 200 jovens do primeiro ano do ensino médio para que reflitam é muito interessante né carequinha .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.