7:25Ex-ministro reúne Comissão da Verdade para cobrar revisão da Lei da Anistia

 Da coluna Painel, da Folha de S.Paulo

documento produzido pela CIA em 1974 será usado para reacender o debate sobre a revisão da Lei da Anistia. O memorando diz que o ex-presidente Ernesto Geisel (1974-1979) submeteu o assassinato de adversários do regime ao aval do Planalto. O ex-ministro da Justiça José Carlos Dias quer que integrantes da Comissão da Verdade elaborem texto sobre os papéis liberados pelo Departamento de Estado dos EUA para cobrar que o STF rediscuta o perdão dado a agentes da ditadura.

Dias, que coordenou o colegiado em 2013, quer reunir os integrantes da Comissão da Verdade na próxima semana. Sua ideia é que o documento a ser produzido neste encontro também aborde outros pontos, além da revisão da anistia.

“Ficou demonstrado que a tortura era uma política de Estado, comandada pela Presidência, e que Geisel foi coautor dos homicídios praticados”, diz o ex-ministro. “Neste momento em que corremos o risco de voltarmos à ditadura pelo voto, é importante demonstrar o que ela foi no Brasil.”

A família do jornalista Vladmir Herzog, morto em 1975 após ser preso pela ditadura, quer mobilizar a estrutura do instituto que carrega o nome dele em Washington para obter outros documentos sobre o regime produzidos pelos americanos.

A forma como Jair Bolsonaro (PSL) reagiu à divulgação do memorando da CIA fez a alegria dos adversários. O presidenciável, que lidera a corrida eleitoral em cenário sem Lula, minimizou o teor do documento. “Errar, até na sua casa, todo mundo erra. Quem nunca deu um tapa no bumbum do filho e depois se arrependeu?”, disse.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Ex-ministro reúne Comissão da Verdade para cobrar revisão da Lei da Anistia

  1. FERREIRA

    NA ÉPOCA A ORDEM ERA EXTERMINAR APENAS TERRORISTAS E GUERRILHEIROS POIS ESTÁVAMOS EM GUERRA, ERA MATAR OU MORRER. AGIRAM BEM OS MILITARES E AGORA A NOVIDADE NA MÍDIA COMUNISTA É LEVANTAR APENAS UM LADO DA HISTÓRIA, O LADO DELES É CLARO !
    HOJE OS COMUNISTAS, PARA QUERER DE NOVO DENEGRIR AS FFAA POR GOZAREM COMO AS INSTITUIÇÕES DE MAIOR SIMPATIA DA SOCIEDADE.
    AS FFAA E FEZ NO PASSADO O QUE FOI POSSÍVEL PARA DEFENDER O PAÍS DAQUELA PRAGA E ESSA MÍDIA CANALHA NÃO FALA, NÃO FALA TAMBÉM QUE OS COMUNISTAS QUE JÁ HAVIAM MATADO NO MUNDO MAIS DE 200 MILHÕES DE SERES HUMANOS( URSS, CHINA, CUBA, VIETNÃ…)
    PARA TERMOS ORDEM E PROGRESSO SÓ COM MILITARES NO PODER POR MAIS 30 ANOS PARA EXTIRPAR DE VEZ ESSE VERME VERMELHO QUE SE ESTABELECEU NOS 3 PODRES PODERES DO ESTADO BRASILEIRO NA ERA PÓS GOVERNO MILITAR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.