6:24Catarina de todas as Maringás

por Rogério Distéfano, no blogO Insulto Diário (http://www.oinsultodiario.com/)

Já fui avisado: não é Cida Borghetti, é Maria Aparecida Borghetti Barros nos documentos que vier a assinar com ela. O que leva alguém que se elegeu com o nome diminutivo, que fez carreira com o nome diminutivo, como fazem os políticos em geral, exigir o nome completo? Lembremos Ratinho, que não bastasse o diminutivo acrescenta Júnior. Só tenho uma leitura: senso de autoridade, gosto pelo poder, do exercício pleno do poder. Ela não toma posse no governo; ela instaura uma dinastia.

A nova governadora tem, além do senso de autoridade e gosto pelo poder, um qualquer coisa, um quelque chose, heráldico, nobre. Se veio dela ou recebeu do marido pouco importa. Digamos que veio do marido, que tem digitais de nobreza: seu irmão é Sílvio Barros II, a casa de Sílvio Barros pai quando prefeito de Maringá era a única com guarita na entrada. Quem quiser pode até resgatar o casamento da filha, a deputada Maria Vitória, de tons aristocráticos.

Vamos aguardar com cautela e temor reverencial os primeiros dias dos nove meses iniciais do governo Maria Aparecida Borghetti Barros –  quatro anos virão em seguida. Estive por apelidá-la de Catarina de todas as Maringás, num elogio sincero que a compara a Catarina de todas as Rússias, a mulher que governou a Rússia com força e discernimento. Cida não terá que internar o marido em manicômio como fez Catarina. Terá o marido ao lado, ajudando-a no poder, não um imperador, mais um imperatrizo.

Ainda hoje, antes da posse, podemos chamá-la de Cida. E antes da posse vai o aviso para os desprevenidos: Cida se apresenta com o belo sorriso e os olhos penetrantes. Os dois permanentes, estereotipados. Esqueçam o sorriso e fixem-se no olhar. É aquele olhar que nos invade pelos olhos e sai pela nuca depois de nos esgaravatar o cérebro. Só encontramos esse olhar – em grau decrescente de periculosidade – no político, no delegado de polícia e no gerente do banco.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.