18:26O humor judeu e os racistas de plantão

Os leitores que assinam comentários como Sergio Silvestre e Toledo enviaram mensagens racistas no post em que aqui foram reproduzidas frases de humoristas judeus publicadas no blog do nosso grande amigo Gerson Guelmann. As duas barbaridades estão guardadas para quem tiver interesse em, pelo menos, saber que existe, sim, seres que se dizem humanos e não passam da mais podre escumalha.

Compartilhe

4 ideias sobre “O humor judeu e os racistas de plantão

  1. Rogério Distéfano

    Racismo não merece contemplação porque é crime. Essas mensagens não devem ser arquivadas para consumo e curiosidade dos leitores. Devem ser enviadas ao Ministério Público. As redes sociais não podem ser veículo para crimes de ódio, como o racismo.

    Perdoe, ZB, o blog é seu, e você decide quem publica. Mas se você tolera que racistas escrevam comentários, que você apenas rejeita e deixa que continuem comentando outros posts, isso é estímulo a que continuem a pregação do ódio.

    O Gerson Guelmann, que você chama de grande amigo – e sei que realmente é – também é amigo de meia Curitiba. Em seus 69 anos de vida não há registro de maldade dele ou algo que o desabone. Eu o conheço há mais de 50 anos e quando o ofendem, direta ou indiretamente, sinto-me ofendido.

    Acontece que Gerson é judeu e se orgulha disso, tanto que o blog dele resgata, valoriza e divulga o humor judaico, que é refinadíssimo. Quem não entende o humor judaico ou não temsenso de humor ou simplesmente é imbecil. Ou pior, se a resistência é pela origem do humor é um daqueles racistas que consideram ficção o Holocausto.

    O Guelmann nem precisaria defesa, ele faz isso bem. Ou não faz, porque como bom judeu está acostumado ao preconceito e sabe que deve ignorá-lo.

    Aliás, fazer mofa daqueles personagens que Gerson transcreve é um monumental atestado de ignorância, pois são pessoas consagradas nos meios em que atuaram e atuam. Quem olha o lado esquerdo da página de rosto de seu blog começa desanimado, pois nove entre dez comentários são dessas pessoas que você execra em seu post, mas tolera.

    Observe que me dirijo a você, não aos comentadores que você manda ao arquivo em duas manifestações racistas. Li os dois duas ou três vezes e ali encontrei o mais acabado exemplo do que Umberto Eco dizia que a internet deflagrou: o veículo livre e franco dos idiotas.

  2. fred

    esse sergio silvestre é um desocupado inútil que ha anos assombra os blogs de politica, tá fazendo hora extra na terra já, fora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.