19:10Os mais votados no Ministério Público

O Ministério Público do Paraná informa

Confira quem foram os mais votados na eleição para Procurador-Geral de Justiça

Os membros do Ministério Público do Paraná definiram os nomes que compõem a lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça: Ivonei Sfoggia recebeu o maior número de votos (625); seguido por Leonir Batisti (427) e Marcos Bittencourt Fowler (419). Participaram da eleição, realizada nesta quarta-feira, 14 de março, 740 membros da instituição (dos 751 integrantes) e cada um pôde votar em até três candidatos. Houve dois votos em branco e três nulos.

A lista tríplice agora será encaminhada ao governador do Estado, autoridade que tem a atribuição para, dentre os escolhidos pela classe, indicar quem será o novo procurador-geral de Justiça, conforme determina as Constituições Federal e Estadual. O indicado comandará a instituição no biênio 2018-2020.

Também participaram do pleito Fernanda Nagl Garcez, que recebeu 265 votos e Maria Aparecida Mello da Silva Losso, com 46 votos.

Atribuições do PGJ – O procurador-geral de Justiça é o chefe máximo do Ministério Público Estadual, com mandato por um período de dois anos, permitida uma recondução. Além de conduzir administrativamente o Ministério Público Estadual, imprimindo-lhe a política institucional, é dele a competência originária para propor alguns tipos de ações, como as que envolvem juízes, promotores de Justiça, deputados, prefeitos, governador, dentre outras autoridades do Estado. Também preside os órgãos da administração do MP, como o Conselho Superior e o Colégio de Procuradores, e tem assento, como representante do Ministério Público, nos órgãos superiores da Justiça Estadual, como o Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Integra, ainda, o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. É de atribuição do procurador-geral de Justiça, também, encaminhar ao Poder Legislativo os projetos de lei de iniciativa do Ministério Público e submeter ao Colégio de Procuradores de Justiça as propostas de criação e extinção de cargos e serviços auxiliares e o orçamento anual da Instituição.

 

Compartilhe

Uma ideia sobre “Os mais votados no Ministério Público

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.