17:21Joesley Batista será solto hoje em São Paulo

Da FSP

O ex-executivo da J&F Ricardo Saud também foi beneficiado

Joesley Batista será solto nesta sexta-feira (9), em São Paulo.

O ex-executivo da J&F Ricardo Saud também foi beneficiado pela decisão e deverá deixar a cela em que está na Papuda, em Brasília.

A decisão (leia a integra) foi tomada pela 12ª Vara Federal do Distrito Federal já que o processo tinha sido enviado a ela pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin.

A informação foi confirmada pelo advogado do empresário, André  Callegari.

“A prisão preventiva não tinha mais fundamento porque o prazo para ela, de 120 dias para as organizações criminosas, já tinha se esgotado. O argumento de que eles poderiam destruir provas já tinha sido superado porque elas já tinham sido todas colhidas”, afirma ele.

Callegari diz que está apenas aguardado o alvará de soltura para que Joesley saia da prisão.

Joesley estava preso por causa do processo do “quadrilhão” do MDB, sob a acusação de ter dado propina ao partido.

PASSAPORTE

O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, que tomou a decisão, determinou que Joesley Batista e Saud entreguem seus passaportes, já que não podem “sair ausentar do país sem autorização judicial”, e compareçam “a todos os atos do processo”, mantendo atualizados os endereços em que vão ficar.

Ao embasar sua decisão, o magistrado atirou que Joesley estava “encarcerado preventivamente há exatos seis meses, prazo muito supremo aos 120 dias previstos para a conclusão de toda a instrução criminal e flagrantemente aviltante ao princípio da razoável duração do processo”.

Afirmou ainda que, no caso, “sequer foi instaurada a instância penal, estando o feito na fase da investigação criminal”.

Escreveu ainda que, “a corroborar o constrangimento ilegal” restaria o fato de o empresário ser “beneficiário de acordo de colaboração e, por isso mesmo, só poder ser denunciado se e quando os termos do ajuste for desconstituída pelo Juízo que o homologou”.

O STF ainda analisa o pedido de rescisão das delações de Joesley e Saud feito pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

Compartilhe

Uma ideia sobre “Joesley Batista será solto hoje em São Paulo

  1. Sergio Silvestre

    Re publica de imbecis,onde os maiores empresários não alinhados sofrem todo tipo de ataque enquanto verdadeiros bandoleiros ficam soltos por ter parte das suas empresas associados a políticos,é só ver o caso do Lehman da AMBEV ,talvez seja ele o maior empresario desonesto do Brasil e a origem da sua fortuna e de seus sócios é nebulosa e está ai livre soltinho .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.