5:51José Domingos Scarpelini, adeus

José Domingos Scarpelin  faleceu no início desta madrugada em Curitiba. Ele era primeiro suplente de deputado federal, foi ex-deputado estadual, ex-prefeito de Apucarana, secretário especial do governo do Paraná e superintendente do Ibama. Scarpelini tinha 67 anos e lutava a há seis contra um câncer. Estava internado no Hospital de Cruz Vermelha, em Curitiba. Era advogado e minerador. Deixa esposa, três filhos e dois netos. O velório acontece a partir do meio-dia na Capela Vaticano, ao lado do Cemitério Municipal. O corpo será cremado em cerimônia apenas para a família.

 

 

Compartilhe

7 ideias sobre “José Domingos Scarpelini, adeus

  1. Antonio Simplicio

    Um dos poucos políticos sérios que conheci. Tive a honra de ser seu chefe da gabinete quando prefeito de Apucarana. “Zé” tinha uma enorme preocupação com os mais pobres. Adeus, amigo Zé…

  2. Ivan Schmidt

    Na acepção da palavra, o guerreiro parte para o descanso. Grande e lamentável perda!

  3. Parreiras Rodrigues

    Sempre quando passo na rodovia do Café, na frente do quartel do 13º BIM – Batalhão de Infantataria Motorizada, em Apucarana, lembro que o Scarpa morou ali por alguns dias tempo da Ditadura.
    Mais na frente – sentido Interior, no entorno, as barragens para tanques de peixe e lá em cima, as alas de mangueiras às margens do asfalto. Foi o prefeito que mais planou árvores em todo o Paraná e por isso, todos os seus pecados lhe são perdoados, não é mesmo Meu Deus?
    Defeitos vários, virtudes mais do que eles, dentre elas, o diretismo por não mandar recado.
    Era franco, duela a quien duela.
    Eu gostava muito dele, pois como eu, louco também. Ou, éramos loucos e não sabíamos.

  4. Brimos da Gleisi

    Roberto Requião deve a ele e ao Baiano da Foice encontrado por Scarpellini nos cafundós de Apucarana a história dos pistoleiros do Oscar Martinez e José Carlos Martinez em 1990.
    A vitória ocorreu com ele e sua invenção.
    Baiano foi contratado por Requião após eleito na Casa Civil em 1991 e Zé Domingos Scarpellini rompeu com Requião, virando inimigos.

    http://baianodovale.blogspot.com.br/2011/10/baiano-da-foiceo-heroi-da-piquiri.html?m=1

    http://cicerocattani.com.br/cavalos-de-requiao-trazem-ferreirinha-de-volta/

  5. Brimos da Gleisi

    http://www.bemparana.com.br/tupan/as-cavalgadas/
    Quem levantou a acusação contra o senador, relativa ao período de governo, foi, como se dá com a maior parte das denúncias, um seu ex-aliado, no caso o ex-deputado e ex-prefeito de Apucarana José Domingos Scarpellini, um dos mais importantes encenadores do Ferreirinha e da vinda do Baiano da Foice ao teatro eleitoral, o da primeira vitória.

  6. Ivan Schmidt

    Na verdade (ou uma das versões) sobre a história dos pistoleiros a serviço da família Martinez, na região Oeste, foi levantada por um delegado “calça curta” que atuava em Apucarana, que mais tarde pressionou o governador Álvaro Dias para ser nomeado delegado titular…
    Na época, fiz uma ampla reportagem em vários pontos do Oeste paranaense sobre a questão das grilagens e mortes de posseiros, quando os remanescentes da família Bálico que havia sido expulsa de suas terras em Assis Chateaubriand e as retomaram na “marra”… entrevistei dezenas de pessoas e li muitos processos existentes em cartórios e fiz uma descoberta genial: o tal Ferreirinha simplesmente não existia, pelo menos como o pistoleiro que diziam ter sido…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.