14:26A referência do pedágio e do Minha Casa Minha Vida

Na esteira da reportagem da revista Veja aqui republicada ontem, e sem entrar no mérito se o ex-diretor do DER recebeu ou não o capilé sujo da propina, segue o que um técnico diz ter estranhado na parte fria do cálculo que embasou parte da denúncia do Ministério Público Federal e originou a ação da Polícia Federal a partir da ordem da Justiça:

Ainda carece de explicação os motivos que levaram o Ministério Público Federal a utilizar uma tabela de custos da Caixa Econômica Federal para calcular e denunciar que o sobrepreço em obras afeta a tarifa de pedágio no Paraná. Na divulgação da Operação Integração, o procurador Diogo Castor de Mattos disse que o MPF fez perícias técnicas em obras da Econorte e encontrou superfaturamento de até 89% nos preços praticados pela concessionária. A base de cálculo foi sistema Sinapi, da Caixa. Do outro lado do balcão, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, que entrou na dança acusado de favorecer a empresa, sacou da cartola o decreto federal 7.983/13, que diz que o tal Sinapi não se aplica a obras rodoviárias. Para estas, a referência é a tabela do DNIT. A questão a ser comprovada pelo MPF é se a referência de valor para construção de uma casa do programa Minha Casa Minha Vida pode ser usada para calcular uma obra em estrada.

 

Compartilhe

Uma ideia sobre “A referência do pedágio e do Minha Casa Minha Vida

  1. Zacs

    Decreto federal 7983/2013
    Art. 3o O custo global de referência de obras e serviços de engenharia, exceto os serviços e obras de infraestrutura de transporte, será obtido a partir das composições dos custos unitários previstas no projeto que integra o edital de licitação, menores ou iguais à mediana de seus correspondentes nos custos unitários de referência do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – Sinapi, excetuados os itens caracterizados como montagem industrial ou que não possam ser considerados como de construção civil.

    Parágrafo único. O Sinapi deverá ser mantido pela Caixa Econômica Federal – CEF, segundo definições técnicas de engenharia da CEF e de pesquisa de preço realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

    Art. 4o O custo global de referência dos serviços e obras de infraestrutura de transportes será obtido a partir das composições dos custos unitários previstas no projeto que integra o edital de licitação, menores ou iguais aos seus correspondentes nos custos unitários de referência do Sistema de Custos Referenciais de Obras – Sicro, cuja manutenção e divulgação caberá ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, excetuados os itens caracterizados como montagem industrial ou que não possam ser considerados como de infraestrutura de transportes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.