9:39Se você é contra uma condenação sem provas, você é um extremista

por Gregório Duvivier

Meu avô nasceu em Copacabana, em 1916, e morou na mesma casa por muitos anos, enquanto o bairro mudava ao redor.

“O Edgar nasceu num lugar distante”, dizia o Millôr, “tempos depois passou a morar num subúrbio, hoje mora no bairro mais denso da cidade, e tudo isso sem mudar de endereço. As coisas é que foram chegando.”

Lembrei disso quando vi Lula e Bolsonaro naquela matéria da “Veja”: “Os extremos que espantam”. Entendo perfeitamente que Bolsonaro seja visto como um extremista, e entendo que ele espante.

O sujeito passa os dias fazendo apologia da tortura e da estatização do nióbio. Quer dizer, nem sempre. Às vezes, faz o contrário: defende a estatização da tortura e faz apologia do nióbio.

O que não entendi foi o Lula ali no meio. Aliás, no meio, não. À esquerda, claro, com o olhar vidrado de quem vai comer seus bebês.

Lula só é de extrema esquerda num país que foi parar na extrema direita. Lula, todos sabemos, tá no extremo centro, e isso não é uma defesa. Queria muito que fosse o candidato disruptivo que a “Veja” acha que ele é —mas nada indica que ele será.

Ao contrário: nos últimos meses, abraçou Renan Calheiros, defendeu Sérgio Cabral e continuou dando indícios de que vai praticar a realpolitik, que é uma palavra alemã pro nosso toma-lá-dá-cá.Alguns dirão: “Lula migrou pra esquerda depois do impeachment”. Não percebi. Lula, nos últimos meses, não se filiou ao PCO nem foi criar uma creche parental no meio do mato nem saiu por aí quebrando caixa eletrônico.

O país é que andou muito pra direita, e a bússola política ficou mais perdida que Uber sem Waze. Você deve ter percebido isso. Se ficou paradinho nos últimos dez anos, é muito provável que tenha se descoberto um sujeito de extrema esquerda.

A prova disso é a Globo, que sem qualquer mudança editorial, passou de emissora imperialista neoliberal a canal comunista bolivariano. Há, inclusive, quem chame esse jornal que você tem em mãos de Foice de S. Paulo.

Hoje, no Brasil, se você acredita em direitos trabalhistas, se você é contra uma condenação sem provas de um candidato à Presidência, se você acha que a ditadura militar no Brasil cometeu excessos, se você ainda acredita que foi uma ditadura, más notícias: você se tornou um extremista.

No subtítulo, a capa da “Veja” defendia a candidatura de figuras “ao centro”, como Henrique Meirelles e Luciano Huck. Nosso centro foi parar bem longe.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

6 ideias sobre “Se você é contra uma condenação sem provas, você é um extremista

  1. Jorge

    Não é ridículo , é esquerdófilo. Que se mude pra Cuba. Venezuela, Coreia do norte ou pra gruta que se abriu.

  2. Sergio Silvestre

    Tá dificil dizer a verdade no Brasil e principalmente em Curitiba e Londrina e olha que o cabo da caçarola arroxou ,dói ,mas não dão o braço a torcer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.