7:38Quando entrar para a política enriquece

por Vinicius  Mota

Os Bolsonaros enriqueceram enquanto faziam política, como mostrou esta Folha. O caso específico pode ter uma justificativa plausível, e o que se espera em especial do presidenciável da família é que esclareça cabalmente os motivos da multiplicação patrimonial.

Já quando o conjunto dos representantes eleitos num mesmo território enriquece de modo desproporcional, não deveria haver dúvida quanto ao diagnóstico. Estamos falando, nesse tópico, de corrupção.

Um estudo recente a quantificar o bônus financeiro de entrar para a política numa nação emergente, do economista Ray Fisman (Universidade de Boston) e colegas, enfoca a Índia deste início de século.

Nas assembleias estaduais da gigantesca federação indiana, a evolução anual do patrimônio declarado de um deputado correu de 3% a 5% mais depressa que a do adversário derrotado na eleição distrital, em condições similares de largada. Significa acúmulo adicional de riqueza de 30% a 60%, na média, em dez anos.

Se o deputado chega a ocupar posições no gabinete do governo regional –equivalentes a secretarias estaduais aqui–, o bônus salta para 15% ao ano, o que confere ao eleito o quádruplo do patrimônio do adversário ao fim de uma década.

A média, porém, esconde notável variação regional. Nos Estados com maior percepção de corrupção, de acordo com indicadores como os da Transparência Internacional, o prêmio patrimonial pela eleição chega a 10% ao ano. Conforme o escore da corrupção vai ficando mais baixo, o bônus de riqueza diminui e desaparece.

A Assembleia do Rio, onde o filho mais velho de Jair Bolsonaro atua há 15 anos, sobressai no noticiário policial. O presidente, Jorge Picciani, e mais dois deputados estão presos. A percepção da corrupção ali é elevada. A evidência comparada sugere que tornar-se deputado fluminense configure, na média, bom investimento.

*Publicado Na Folha de S.Paulo

Compartilhe

2 ideias sobre “Quando entrar para a política enriquece

  1. Sergio Silvestre

    Vejo tanta hipocrisia em relação ao Lula,e depois fico pensando,Lula não mora nos famosos jardins em SP,Lula não tem avião,Lula com 72 anos é um homem simples,sua esposa morreu como mulher de classe média,seu patrimônio é compatível com o que representou para o Brasil e o Mundo,fica a pergunta,por que querem destruir-lo?
    Vejo a riqueza de deputados ,até vereadores que a menos de duas décadas eram pobres,e em poucos anos somente com a politica ficaram milionários,morando em mansões de condomínios fechados,valendo 1 a 2 milhões de reais,outros com redes de farmácias em nomes de laranjas,outros com redes de lojas e supermercados,também em nome de laranjas.
    Mas essa turma se diverte,vive viajando ,fazendo festas,casando as filhas em ambientes de contos de fadas,não se ve eles no meio do povo,tentando melhorar a vida dos cidadãos,vivem em conluio com o capital ,com especuladores dando lhes sempre o que pedem através de emendas.
    Quando dizem que dormimos com o inimigo e até os adoramos e nos sentimos confortáveis com eles é verdade,vem ai 2018 é claro vai ter outro golpe que vamos engolir,ou vocês acreditam que vão deixar o torneiro mecânico que cheira a povão,aquele que nos deu 8 anos de dignidade,onde o Brasil foi respeitado e ele venerado pelo mundo afora.
    Mas esse líder não saiu da Av Paulista nem da Pampulha ,ele veio de pau de arara,e despertou uma inveja profunda desde a classe média alta até os ricos que muito ganharam com ele.
    Mas como são muito ricos,perder parte do que tem ainda sobra muito e esse ataque masoquista deles e saber que seu dinheiro foi tirado da produção para gerar crises e debitar isso na conta do governo golpeado para a população pensar que ele foi o culpado.
    Agora eles voltam de mansinho,o povo pobre está asfixiado,quase ser ar nenhum e eles soberbos e fortes,fazendo com o povo aquilo que fizeram a 500 anos,onde um dia aboliram a escravatura,mas com controvérsias,juntaram agora negros e brancos pobres e devagar estão chegando lá de novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.