18:58Os oportunistas estão chegando

por Sergio Brandão

A edição de hoje da Tribuna do Paraná publica um editorial de apoio ao Coritiba, como meio de mais força, que se apresenta para entrar na briga para que o clube não caia para a segunda divisão. Fico aqui pensando de que forma pode ajudar um site de noticias num caso destes? O que deve ou pode fazer, além de divulgar noticias? Acho que ajuda muito, mas publicando somente verdades sobre o Coritiba. Aliás, coisa que deveria ser sua missão desde sempre.

No editorial publicado em segundo plano, o texto da Tribuna fala apenas em prejuízo financeiro, (ato falho), ao clube, caso a série “B” seja o destino do Coxa. Prejuízo que também terá o site, claro, caso a segundona seja a realidade do Coritiba. Aliás, prejuízo que toda a imprensa paranaense e todo o futebol do Paraná terão. Acredito ser este o principal motivo do apoio repentino. Todos que lidam com futebol sabem que é assim que funciona.

Ou o site a partir de agora só nos brindará com matérias ufanistas, levantando a moral da tropa? Todas as manhãs terá o hino Coxa em suas edições, letras de todos os hinos desde a fundação da instituição, na centenária história do clube? Ou dedicará paginas inteiras falando sobre o Coritiba? Tambores chamarão seus soldados à guerra, cornetas tocarão, como chamamento a uma batalha e finalmente o Coritiba entrará para história, como o Fluminense em 2009. E assim, a Tribuna se apresenta também como responsável pela façanha, cumprindo o “verdadeiro” papel da imprensa?

Sugiro que façam jornalismo, apenas falando dos fatos, cobrindo o dia –a- dia do clube, tendo o jornalismo esportivo como principal missão, que é o de informar o leitor.

Dispenso o apoio da Tribuna. O apoio de um jornal que historicamente, que em muitas oportunidades, se posicionou até como adversário do Coritiba, com algumas matérias tendenciosas e nada informativas. Não estou falando da Tribuna, do Papel, do impresso, da época de seus anos dourados da Editoria O Estado do Paraná. Me refiro a este formato novo, desde que trocou de mãos e de proposta.

O Coritiba já tem problemas demais para ganhar mais um. O apoio anunciado pela Tribuna em nada agrega. Creio que o interesse da Tribuna do Paraná deve ser pelo futebol do Paraná. Nunca em “apoio” ao Coritiba, nem ao Paraná Clube, nem ao Atlético.

Não será a partir de posições como esta: “Agora somos todos COXA”! Ou “agora somos todos Paraná Clube”, que o futebol do Estado vai mudar. Sua ajuda deve ser feita, executada, não precisa ser declarada, anunciada. Deve ser sua principal intenção. O apoio deve ser dado sempre, mas independente da situação de cada um dos três clubes da capital.

O anúncio de apoio, seja de que forma for, apenas deixa a situação mais patética. Subestima a inteligência de quem entende um pouco de futebol.

Neste momento, o apoio da Tribuna do Paraná é bem-vindo com a principal ferramenta que dispõe – a informação. Não só ao Coritiba, mas ao futebol do Paraná.

O Compromisso com a informação nos ajuda, o apoio eventual, pegando carona de uma crise, não.

Compartilhe

2 ideias sobre “Os oportunistas estão chegando

  1. luizito

    Ao Coritiba, cabe alghumas considerações.
    O elenco vai de mediano a ruim mesmo.
    A diretoria juvenil, incompetente.
    Existem grupos internos que cada um puxa para seus interesse, sejam lá o que for , mas nenhum com o objetivo comum da ajudar o clube. Olha que isso já vem de alguns anos.
    Não tem recursos, não tem criatividade.
    Incapacidade de contratações. como por exemplo o que agrega o tal de Beletti. Nada, só despesa.
    O presidente completamente perdido, se comporta como um torcedor mediano, nunca gestor.
    Para fazer este papel, seria mais econômico , mais barato e mais motivador, plantar umas sementes futuras como a gurizada, pois muito mais que a metade dessa turma , que está aí, vai embora no final do campeonato e os que ficarem será por conta de contratos longos.
    O caminho é a demissão no final do ano da toda diretoria , a começar pelo presidente, mas isso não vai acontecer e sim o método usual culpar o treinador, que muitas vezes não pode fazer milagres, até porque com certeza os salários estão atrasados,.
    Tchau Coxa já deu, o ano de 2018 será possível o início de uma longa caminhada para a recuperação.

  2. Zé Mané

    De uma coisa não se esqueçam nunca, hoje esta tribuna com 10 páginas pertence ao pessoal dono do Grande Jornal da Família Paranaense e, este pessoal sempre foi coxa branca como eu, mas com uma diferença, eu sempre fui coxa branca nunca trouxa branca, coisa que o pessoal da Tribuna parece ser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.