13:50Imperdível! Último dia! Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam Carmen

 baléguaíra

IMG-20171001-WA0003

Cenas de Carmen, no palco do Teatro Guaíra

O Teatro Guaíra informa

A remontagem do espetáculo “Carmen”, coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni será apresentada hoje,k1 de outubro, às 18h, no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), com participação da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro titular, Stefan Geiger.

A coreografia de Carmen foi criada em 2016 especialmente para o Balé Teatro Guaíra (BTG), pelo paulista Luiz Fernando Bongiovanni, sob as composições de Georges Bizet e Rodion Shchedrin. A remontagem do espetáculo foi apresentada, dia 16 de setembro, no encerramento do 28º Festival de Dança de Cascavel, pelos 23 novos bailarinos do Balé Teatro Guaíra, recém-contratados pelo Palco Paraná. “Estamos muito orgulhosos em apresentar a nova companhia do Balé Teatro Guaíra ao público com esse fantástico espetáculo”, afirma Monica Rischbieter, Diretora Presidente do Teatro Guaíra

“Como temos enfatizado este ano, a regularização dos bailarinos e músicos da Orquestra exigiu muito empenho de todos os envolvidos. E agora, com muita alegria, chega o momento de comemorarmos com a apresentação de um belíssimo espetáculo. A melhor forma de reafirmarmos o compromisso do Governo do Estado com a arte e a cultura do Paraná”, comentou o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

Carmen é uma das obras mais conhecidas e tocadas, inicialmente escrita em forma de ópera pelo compositor francês, Georges Bizet. Um drama clássico de amor e ódio ambientada na Sevilha do século 19, que estreou em 1875, em Paris. Noventa anos depois, o compositor russo Rodion Shchedrin criou versão para balé, estreada pelo Balé Bolshoi.

“Carmen é hoje uma obra que pertence ao inconsciente coletivo, ao imaginário da civilização ocidental como uma das tragédias mais conhecidas da história da arte. Trazer Carmen ao público é uma aventura emocionante para todo esse time excelente de colaboradores, artistas da cena e detrás da cena, com os quais tenho a satisfação de apresentar esse trabalho”, diz o coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni.

Agenda – no dia 25 de outubro, o Balé Teatro Guaíra apresentará Carmen em Fortaleza (Ceará), na Bienal Internacional de Dança. No dia 28, deste mesmo mês, seguirá para Recife, com o mesmo espetáculo no Festival Cenas CumpliCidades – Festival Internacional de Artes.

Para novembro o BTG foi convidado para turnê na Alemanha e na Rússia com o projeto Balé Guaíra Dança Scafati, Wachter, Winkler, da Ababtg (Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra), que no ano passado trouxe ao Brasil três coreógrafos alemães do Internationales Solo-Tanz-Theater: Roberto Scafati, Katja Wachter e Christoph Winkler, que fizeram um trabalho de pesquisa e composição coreográfica com os bailarinos.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.