15:15Chega de politicalha e roubança nos tribunais de contas

O Antagonista

Dos sete conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso, cinco foram afastados por Luiz Fux, na decisão que resultou na ação da PF contra Blairo Maggi e sua turma.

Antonio Joaquim, José Carlos Novelli, Valter Albano, Sérgio Ricardo e Valdir Teis são suspeitos de dividir um propinão de 53 milhões de reais.

É mais um tribunal de contas estadual estourado pela polícia. No início do ano, foi a vez do tribunal de contas do Rio de Janeiro, que funcionava como agência de despachos da gangue de Sérgio Cabral.

É preciso dar uma basta nessa situação. Os parlamentares precisam aprovar a PEC que despolitiza todos os tribunais de contas do país. Se fossem compostos apenas por técnicos, os tribunais de contas controlariam as finanças da União, estados e municípios, sem a interferência das raposas indicadas pelos políticos para vigiar os galinheiros.

O Tribunal de Conta da União só conseguiu levar adiante a descoberta das pedaladas graças ao trabalho do procurador Júlio Marcelo de Oliveira e auditores que identificaram a maracutaia de Dilma Rousseff. Divulgadas pela imprensa, que passou a pressionar o TCU, as pedaladas causariam o impeachment da petista. Se fosse apenas pela vontade dos conselheiros do tribunal, indicados por políticos ou políticos eles próprios, Dilma estaria no Planalto até hoje. Isso dá a medida da importância de tribunais de contas despolitizados e verdadeiramente independentes.

Compartilhe

4 ideias sobre “Chega de politicalha e roubança nos tribunais de contas

  1. Jorge Armado

    O Paraná é a Finlândia brasileira. Excetuando um punhado de petistas, a regra geral é a honestidade. Temos grandes exemplos de personagens públicos probos: Beto Richa, Alexandre Cury, Nelson Justus, Ricardo Barros, Rodrigo Rocha Loures, Ademar Traiano, e muitos outros. O nosso tribunal de contas é o espelho da nossa classe política. Portanto acima de qualquer suspeita.

  2. Fausto Thomaz

    Bem que esse tal de Fux poderia dar um pulinho no TC daqui neh….tem pelo menos uns 03 capas pretas que estão mais sujos do que pau de galinheiro…alguns bem antigos, diga-se de passagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.