9:48Uma sugestão para alegrar as cidade

por Elio Gaspari

Comovido com a falta de recursos de que se queixam todos os prefeitos brasileiros e entristecido com as propagandas autocongratulatórias que fazem nos sites que mantêm na rede, um curioso teve uma ideia capaz de alegrar as cidades.

Em milhares de ruas há calçadas onde os moradores plantam orquídeas nos troncos das árvores. Bastaria abrir um espaço nos sites das prefeituras para que essas belezas fossem exibidas.

Quem planta uma orquídea na rua não tem outro objetivo senão o de alegrar um instante da vida de quem passa. Se o prefeito quiser, pode visitar cidadãos que tomam essa iniciativa.

Na mesma linha, daqui a uns meses começam as decorações natalinas de casas e edifícios. Quem quiser, pode premiar os melhores enfeites de cada bairro ou mesmo da cidade.

A sugestão tem duas vantagens: não faz mal a ninguém e não custa um centavo. Isso, admitindo-se que uma ideia que não custa um centavo possa ser considerada boa.

Cada orquídea que floresce numa árvore de calçada pode levar as pessoas ao tédio poético de Carlos Drummond de Andrade:

“Uma flor nasceu na rua!

Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego.

Uma flor ainda desbotada

ilude a polícia, rompe o asfalto.

Façam completo silêncio, paralisem os negócios,

garanto que uma flor nasceu.”

*Publicado na Folha de São Paulo

Uma ideia sobre “Uma sugestão para alegrar as cidade

  1. Sergio Silvestre

    Ue????????????????????????????????????Acabou o assunto politico????????????????que singeleza sô.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>