7:59Pensando bem…

Rogério Distéfano

“BOLSONARO é o retrato do analfabetismo político do país”. Você tem uma única chance para dizer o autor da frase. Claro, foi Lula, que sacou um Brecht da cartola: Nordeste, semana passada, na sua caravana-comício. Não há como discordar – completamente. Mas também não dá para concordar – completamente. Vamos por partes.

Lula disse a maravilha na região do maior número de analfabetos do Brasil, o Nordeste. Esperto, ele acrescentou o ‘político’ ao ‘analfabetismo’. Significa que há o analfabeto das letras e o analfabeto da política, que podem ser excludentes. Não fossem excludentes, Lula nunca chegaria sequer a presidente do sindicato.

Será que é isso, Bolsonaro o resultante do analfabetismo político? Só ele, ninguém mais. Na formulação de Lula, neste momento, só Bolsonaro. Por quê? Simples: ele quer se contrapor como opção ao ex-capitão direitista, estimulando o medo ao retorno da ditadura. Outro candidato aparecesse, Lula sacaria outro terror.

Claro que os amantes de Bolsonaro têm um parafuso a menos, o homem não tem o menor equilíbrio para ser presidente. Acredita nele a classe média raivosa, cega e recalcada e os cadetes da Escola Militar das Agulhas Negras. São, sim, analfabetos, em todos os sentidos, porque não conhecem ou esqueceram nossa História.

E os amantes de Lula? São como os de Bolsonaro, com um agravante: entre eles há intelectuais, pensadores, filósofos, doutores, gente muito distante do analfabetismo. Se tudo que vem à tona dos treze anos da era Lula não lhes ensinou nada, seu caso é pior que o mero analfabetismo político. O outro tem cura, este, não.

Compartilhe

3 ideias sobre “Pensando bem…

  1. Sergio Silvestre

    Vamos separar o Sul do norte -nordeste,vamos traçar uma linha desde corumba até campos dos Goitacases,cotara Mina nos meio e de Patos para cima será Norweste e o Sul TEMERCUNHA.
    O novo Pais se livrara dos 200 bilhões roubados todos os anos ali na Avenida Paulista,os milionários daqui vão jogar nos cassinos a beira mar,comendo lagostas gigantes e gastando o dinheiro que roubam aqui no sul.
    Muitos dos políticos de lá vão descer a serra,atravessar o rio Grande e se embrenhar nos mais de 100 milhões de almas que habitam pouco mais de 2 milhões de km2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.