11:03Quem prendeu o Japa da Federal está enrolado

Da coluna Expresso, na revista Época

Justiça bloqueia bens de delegado que prendeu o Japa da Federal em 2003 

Ministério Público acusa Joaquim Mesquita, atual secretário do governo goiano, de envolvimento em esquema de venda de marmitas

Em 2003, o delegado da Polícia Federal Joaquim Mesquita cumpriu mandados de prisão contra 22 agentes da PF, acusados de facilitar o contrabando na fronteira do Brasil com o Paraguai. Um dos presos era o agente Newton Ishii, que, anos mais tarde, ficaria famoso por comandar a carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Por aparecer sempre ao lado de figurões presos na Lava Jato, não demorou para Ishii ganhar o apelido de Japa da Federal. Em julho de 2015, EXPRESSO revelou que Ishii chegou a ser expulso da corporação. Tempos depois, Ishii foi reintegrado à PF e, agora, está perto de se aposentar.

Já os bens do algoz de Ishii, o delegado Joaquim Mesquita, foram bloqueados pela Justiça do estado de Goiás nesta semana. Ele é acusado pelo Ministério Público do estado de se envolver num esquema fraudulento de venda de marmitas para o presídio de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana. Mesquita atualmente é secretário de Gestão e Planejamento do governo de Marconi Perillo (PSDB). O contraventor Carlinhos Cachoeira também é um dos alvos dessa mesma investigação.

Compartilhe

2 ideias sobre “Quem prendeu o Japa da Federal está enrolado

  1. Zé Ninguém

    Esta vai matar de inveja o Gerson Guelmann, os japas também rogam pragas. E elas pegam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.