7:45O Che e o anti-Guevara

por Josias de Souza

… Em outubro de 1968, quando foi preso pelas forças da ditadura, José Dirceu, à época com tenros 22 anos, considerava-se um projeto de Che Guevara à brasileira. Hoje, 71 anos, três condenações criminais sobre os ombros —uma do mensalão e duas do petrolão—, à espera de um veredicto de segunda instância que deve confirmar os seus 32 anos e um mês de cana, o ex-líder estudantil consolidou-se como um anti-Guevara.

No livro ”Abaixo a Ditadura” (Ed. Garamond, 1998), que tem Vladimir Palmeira como coautor, Dirceu anotou: ”É difícil reproduzir o que foi o espírito de 68, mas posso dizer que havia uma poderosa força simbólica impulsionando a juventude (…). O mundo parecia estar explodindo. Na política, no comportamento, nas artes, na maneira de viver e de encarar a vida, tudo precisava ser virado pelo avesso. Para nós, o movimento estudantil era um verdadeiro assalto aos céus”.

É fácil reproduzir o espírito dos dias atuais. Uma poderosa força monetária revelou que o idealismo de outrora era apenas uma versão do patrimonialismo que ainda não tinha chegado ao poder. O mundo parece estar implodindo. Ruiu toda a noção de ética que possa ter existido um dia. Na política, no comportamento, na maneira de viver e de encarar a vida, tudo foi virado do avesso. Assaltaram-se não os céus, mas os cofres públicos.

Compartilhe

4 ideias sobre “O Che e o anti-Guevara

  1. Sergio Silvestre

    Pois é,até transar eternamente é chato e cansativo,quanto mais viver.

  2. marcio

    Interessante, assalto aos céus. Segundo a mitologia, quem está tentando sempre adentrar aos céus sem merecimento é Satã, o que não deixa de ser uma boa comparação entre s duas figuras e seus seguidores. Mas como não conseguiram, se contentaram em assaltar os cofres públicos.

  3. Benjamin Button

    Até hoje não conheci nenhum ético ou idealista que prestasse, chega uma hora que fica igual a todo mundo, alguns viram até Zés Dirceus.

  4. Fausto Thomaz

    Pior são os falsos moralistas, aqueles que vestem suas togas e posam de bom menino, mas no fundo a ganancia e o poder é que comanda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.