5:48Goleiro Bruno, o culpado-inocente, é o personagem que reflete nossa época

por Elio Gaspari

Depois que a Procuradoria-Geral da República soltou a lista de fregueses dos capilés da Odebrecht, surgiram doutrinadores do direito e da ciência política defendendo uma anistia dos envolvidos e um narcótico eleitoral que lhes assegure os mandatos sem que precisem pedir votos. Se der, inocenta-se o culpado e criminaliza-se quem o acusa.

Nesses mesmos dias, ouviu-se outra voz. Ela merece atenção porque diz o seguinte:

Sobre seu crime:

“É um erro que talvez eu tenha cometido. Erros acontecem na vida.”

Qual foi seu erro?

“Não sei. A Justiça acha que sim. Eu acho que não. (…) O que passou, passou.”

Você se arrepende?

“Quando as coisas têm que acontecer, acontecem. Quem somos nós para julgar os outros?”

O entrevistado do repórter Luiz Cosenzo é o doutor Bruno Fernandes de Souza, também conhecido como “Goleiro Bruno”, condenado a 22 anos de prisão pelo assassinato, em 2010, de Eliza Samudio, mãe de um de seus filhos. A mulher foi sequestrada, sofreu sucessivos espancamentos e seu corpo nunca foi encontrado. Bruno passou sete anos preso e espera em liberdade o julgamento de seu recurso.

Existem personagens do cotidiano que em determinados momentos refletem uma época. Bruno é o culpado-inocente, vítima da fatalidade e da injustiça: “Não sou bandido”.

Em 2005, o Partido dos Trabalhadores, símbolo de uma nova moralidade política, foi apanhado no mensalão. É dessa época a fama de Bruna Surfistinha, uma moça que saltou da vida numa família de classe média alta de São Paulo e foi para o mercado da prostituição de luxo. Seu livro de lembranças foi um sucesso de vendas. Anos antes, quando a ekipekonômika e o presidente Fernando Henrique Cardoso desvalorizaram o real depois de atravessar uma campanha eleitoral dizendo que isso não aconteceria, o país encantou-se com a Tiazinha, do programa do Luciano Huck. Era uma gostosona mascarada que empunhava um chicote. Antes dela, o Brasil foi para a rua em 1984, pedindo eleições diretas. Elegeu Tancredo Neves pelo sistema indireto e empossou José Sarney, um veterano cacique da base de apoio da ditadura. Nesse cenário, a estrela da hora chamava-se Roberta Close, um travesti cor de jambo que hoje mora na Suíça.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

3 ideias sobre “Goleiro Bruno, o culpado-inocente, é o personagem que reflete nossa época

  1. Sergio Silvestre

    Nós se encantamos com encantadores de serpente rsrsrsrs,Tiazinha,Bruna ,Joaquim Barbosa,Moro,Dalagnol e outras pragas,esqueci do Frota rsrsrsrs.

  2. jose

    Nós “se encantamos”????
    É caso de internação já, como castigo tem que decorar todos os discursos do requiao!!!!

  3. ferreira

    “ApareSSido”…….volta para o maternal, recomece do inicio …..A B C D E F……. SS.SS.SS.SS.SS.SS.SS.SSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.