21:43Chuck Berry, adeus

Da Folha de S.Paulo

Lenda do rock, Chick Berry morre aos 90 anos nos Estados Unidos

O guitarrista, cantor e compositor americano Chuck Berry morreu neste sábado (18), nos Estados Unidos. Ele tinha 90 anos.

A informação foi confirmada pela polícia do condado de Saint Charles, onde o roqueiro vivia, em um post do Facebook. Ele foi encontrado desacordado em casa e, segundo a polícia, os médicos ainda tentaram ressuscitá-lo, mas Berry não resistiu. Ele foi declarado morto às 14h26, no horário de Brasília.

Em comunicado, a polícia também afirmou que a família do artista também “pede privacidade” nesse momento.

O músico havia anunciado, em 2016, que preparava um novo disco para lançar neste ano. Seria seu primeiro álbum em quase quatro décadas. O último havia sido “Rock It”, de 1979.

Artistas pelo mundo lamentaram a morte do roqueiro. “Paz e amor para Chuck Berry”, escreveu Ringo Starr em seu perfil no Twitter. Na mesma rede social, o escritor Stephen King comentou: “A notícia parte meu coração. Chuck Berry não era nada mau no rock and roll”.

Apesar de sucessos vigorosos e longevos, Berry contrabalanceava seu talento com um prontuário policial que deu o que falar. Em 1959, no auge do seu sucesso, pegou quatro anos de prisão por ter levado uma índia apache de 14 anos do México para seu clube noturno em Saint Louis.

Também teve problemas com o Departamento do Tesouro dos EUA por receber seus shows em dinheiro e não declará-los. Foi acusado de evasão de divisas e pegou 100 dias de prisão. E, em 1988, pagou uma multa para dar fim a um processo de US$ 5 milhões que Marilyn O’Brien Boteler moveu contra ele.

Esses eventos não tiraram o brilho de sua obra e de seu talento. Só em 1964 ele conseguiu gravar e emplacar mais três sucessos: “You Never Can Tell”, “No Particular Place To Go” e “Nadine”. Em 1972, alcançou o primeiro lugar das paradas com o hit “My Ding-A-Ling”.

Em 1977, a Nasa incluiu “Johnny B. Goode” entre 27 músicas e diversos outros sons que a nave Voyager 1 levou numa missão à Júpiter.

No primeiro ano do Hall da Fama do Rock, em 1986, foi incluído ao lado de nomes como Elvis Presley, Buddy Holly, Fats Domino, Ray Charles e Robert Johnson. No mesmo ano, Keith Richards, fã confesso de Berry, organizou uma festa para seus 60 anos em Saint Louis, onde foi filmado o documentário “Hail! Hail! Rock ‘n’ Roll”.

Berry esteve no Brasil algumas vezes. Em 1993, durante o Free Jazz Festival, no Rio de Janeiro, realizou um show histórico ao lado de Little Richard. Na ocasião a Folha publicou “Rock toma conta do último dia do Free Jazz”. O sucesso do encontro fez com que os organizadores programassem um show extra para o Pacaembu.

Quase dez anos depois, em maio de 2002, voltou ao Brasil. Desta vez para um show no rodeio de Jaguariúna (SP), e a crítica foi positiva ao músico, então com 75 anos. Já em 2008, nem tanto. Foi econômico, protagonizando apenas 55 minutos de show, e os comentários foram duros.

Chuck Berry deixa a mulher, Themetta “Toddy” Suggs, e os filhos Ingrid, Aloha, Charles Jr. e Melody.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.