3:21A farsa da reforma previdenciária

por Célio Heitor Guimarães

A reforma da previdência é a atual menina dos olhos do desconjuntado governo Temer. É outra farsa. O déficit previdenciário – qualquer alma pensante, medianamente informada, sabe – não se resolve com a taxação de aposentadorias e pensões, com a ampliação do tempo de contribuição e com o aumento do índice contributivo dos trabalhadores e servidores públicos. Isso é remédio de cínicos, hipócritas e mal-intencionados.

O déficit da previdência pública resolve-se cobrando os R$ 426 bilhões que são devidos ao INSS e que equivalem a três vezes o chamado “rombo previdenciário” brasileiro em 2016. Os números foram levantados pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (FGFN) e divulgados por Ana Magalhães, do portal “Repórter Brasil”, sem maior repercussão na imprensa tradicional.

A maior parte dessa dívida está concentrada em poucas empresas ainda ativas. Entre elas, gigantes como Bradesco, Caixa Econômica Federal, Marfrig, JBS (“aquela”, dona da Friboi e Swift) e Vale.

“As contribuições não pagas ou questionadas na Justiça deveriam ser consideradas na reforma” – afirma o presidente do Sinprofaz – Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional.

Procuradas para o contraditório as inadimplentes valem-se da desculpa-padrão: “não comentamos processos em juízo”, “estamos negociando a dívida com a Receita Federal”, “aguardamos a possibilidade de compensação de débitos”. Ou, simplesmente, recusam-se a se pronunciar.

Para o coordenador-geral de grandes devedores da Procuradoria da Fazenda Nacional, Daniel de Saboia Xavier, “o verdadeiro ajuste fiscal é cobrar de quem deve para não onerar quem paga”. Simples assim. Só não vê quem não quer. Ou não tem interesse de ver.

Dever para o governo é ótimo. Para quem tem poder de fogo. Embaralham inadimplência com sonegação tributária, sem grande risco, e valem-se da morosidade da Justiça, da complexidade da legislação e de programas de concessões do governo, como os tais “Refis” editados nos últimos 17 anos. Com disso – garante a professora Sônia Fleury, da Fundação Getúlio Vargas –, “os grandes grupos empresariais questionam valores na Justiça e ficam protelando a dívida a vida inteira”.

No caso dos servidores públicos, os grandes devedores são a própria União e os próprios Estados, que não honram a parcela que lhes cabe, como empregadores, e, no mais das vezes, deixam de recolher ao cofre previdenciário os valores descontados dos barnabés. Dá no que está dando.

Para registro, as vinte maiores devedoras da Previdência (em milhões de reais) são: 1º – Varig (3.713); 2º – JBS (1.837); 3º – Vasp (1.683); 4º – Associação Educacional Luterana do Brasil (1.582); 5º – Banco Comercial Bancesa (1.418); 6º – Transbrasil Linhas Aéreas (1.219); 7º – Marfrig (811); 8º – Instituto Candango de Solidariedade (700); 9º – Instituto Presbiteriano Mackinzie (648); 10º – Águas e Esgotos do Piauí (585); 11º – Prefeitura Municipal de Guarulhos (564); 12º – Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (550); 13º – Prefeitura Municipal de São Paulo (549); 14º – Caixa Econômica Federal (549); 15º – Teka (em recuperação) (500); 16º – Dedini (em recuperação) (500); 17º – Gazeta Mercantil (484); 18º – Eucatur (480); 19º – Companhia de Saneamento Ambiental do Mar (475); e 2º – Banco Bradesco (465).

“Então” – como realça o consciente e bravo resistente Mário Montanha Teixeira Filho –, “os empresários, grandes condutores do progresso do País, protagonizam um calote dessa envergadura e nós, trabalhadores explorados pela iniciativa privada ou barnabés, é que recebemos a conta para pagar”.

“Pior” – emenda o Da Montanha –, “com um corte brutal de direitos e na supressão da expectativa de aposentadoria, que, mais do que legítima, é uma conquista civilizatória”.

Pior ainda – digo eu: no jogo da manipulação e falsidade, ganha destaque a imprensa nossa de cada dia, que oferece fôlego para mais essa impostura. Lamentável.

Compartilhe

2 ideias sobre “A farsa da reforma previdenciária

  1. Juca

    Perfeita análise, é uma farsa mesmo.
    Na realidade os devedores citados tem junto com eles o próprio governo, seja lá a esfera que estiver. Neste caso todos os chamados de “gestores” usam e abusam de chantagem emocinonal contra os servidores, no caso de áreas públicas, para com ameaças veladas dizer que “há um rombo e assim não poderemos cumprir os acordos”. O pior disso tudo aindae que com isso lançam mão de uma onda contra o funcionalismo, quer da ativa ou aposentados e pensionistas, como se todos fossem os únicos culpados pela tal “crise” e desta forma os governos não olham o próprio rabo.
    Um exemplo desses desmandos ocorreu a pouco tempo aqui mesmo no Paraná e , deve ter ocorrido em outros estados, a apropriação de recursos da Paraná Previdência, que entre outras instituições similares foi criada para desafogar o tesouro, só que este não cumpre com suas obrigações previdenciárias.
    Assim, há diariamente usam ameaça sobre os aposentados que hoje são a bola da vez como os culpados pelo furo previdenciário.
    De tudo isso que dizem reflete nas contas governamentais, não se vê nenhuma ação para conter este “furo” chamado tecnicamente de déficit, nada a ser feito contra as mordomias, salários disfarçados de ajudas de custo, como alimentação, moradia, passagens, telefone o im dos maiores absurdos , os tais planos de saúde que atendem os parlamentares na ativa e após, incluindo os dependentes, com tratamento elitizado.
    Diante desse quadro, temos que ouvir um deputado, relator da “Reforma da Previdência” dizer que “aposentadoria é subsistência, quem quiser mais deverá ter outros meios” . O que esperar de um ser dessa espécie que disse tal asneiras como essa

  2. Tanso

    Só uma questão de aritimética.
    Citou-se que o rombo seria de 426 bi e que as empresas mencionadas deveriam a “MAIOR” parte.
    Ora, fazendo as contas e somando o valor auferido aos vinte principais devedores, não encontrei número maior que 20 bi, ou seja, menos que 5% do total.
    Acho que a dívida tá espalhada por um número MUITO maior de empresas o que dificulta a tarefa de arrecadação mencionada.
    Mas não discordo da ideia central do argumento. Os coitados é que vão pagar a conta novamente…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.