5:32Uma em três brasileiras diz ter sido vítima de violência no último ano

Da Folha de S.Pauloiolência doméstic

Uma a cada três brasileiras com 16 anos ou mais foi espancada, xingada, ameaçada, agarrada, perseguida, esfaqueada, empurrada ou chutada nos últimos 12 meses.

É o que aponta a pesquisa “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, realizada pelo Datafolha a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que entrevistou mulheres de todo o país e revelou: 29% delas afirmaram ter sofrido violência física, verbal ou psicológica no ano anterior.V

O estudo projetou que 503 mulheres foram vítimas de agressões físicas a cada hora no Brasil e que dois a cada três brasileiros (66%) presenciaram uma mulher sendo agredida física ou verbalmente no mesmo período.

“Os resultados da pesquisa mostram que a violência faz parte da gramática dos relacionamentos no país e que é algo socialmente tolerado”, avalia Samira Bueno, diretora-executiva do fórum.

De acordo com a pesquisa, financiada pelo governo do Canadá e pelo Instituto Avon, o agressor era conhecido das vítimas em 61% dos casos relatados. As agressões ocorreram principalmente em casa (43%) e na rua (39%), mas também no trabalho (5%) e na balada (5%) e foram mais frequentes entre mulheres de 16 a 24 anos (45%).

Esfaqueamento
22
Insulto, xingamentos
10
Ameaça de apanhar
9
Amedrontamento ou perseguição
9
Tapas, empurrão, chute
8
Ofensa sexual
4
Ameaça (faca ou arma)
4
Lesão por objeto atirado
3
Espancamento ou estrangulamento
1
Tiro
1
Esfaqueamento
29% afirma ter sofrido algum tipo de agressão nos últimos 12 meses
Margem de erro de 3 pontos porcentuais para cima ou para baixo. Foram ouvidas 2.073 pessoas entre os dias 9 e 11 de fevereiro Fonte: Datafolha

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.