14:47Enquanto isso, em Maringá…

Do blog do Rigon

A Operação Cui Bono, realizada desde a manhã desta sexta-feira pela Polícia Federal para investigar fraudes na liberação de créditos junto à Caixa Econômica Federal, entre 2011 e 2013, cumpriu mandado em Maringá.

Aqui reside e trabalha o ex-vice-presidente de Gestão de Ativos de Terceiros, Marcos Roberto Vasconcelos , professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá, apontado como um dos cabeças do esquema.

Seu setor era responsável, entre outras ações, pela administração do fundo que usa parte dos recursos do FGTS para investimentos em infraestrutura, o FI-FGTS. Marcos Roberto Vasconcelos foi indicado ao cargo pelo PT e assumiu em março de 2011 e foi exonerado em setembro passado. Ele teve seu imóvel vasculhado.

Segundo a PF, o suposto esquema contava com a participação, no período, do então vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, do vice-presidente de Gestão de Ativos do banco e de um servidor da instituição cujo cargo não foi divulgado, além de empresários e dirigentes de empresas dos ramos de frigoríficos, de concessionárias de administração de rodovias, de empreendimentos imobiliários e de um operador do mercado financeiro. Entre março de 2011 e dezembro de 2013, a vice-presidência de Pessoa Jurídica da instituição era ocupada pelo político Geddel Vieira Lima (PMDB). Ministro da Integração Nacional entre 2007 e 2010, no segundo governo Lula, Geddel voltou ao governo em maio de 2016 como ministro-chefe da Secretaria de Governo na gestão do presidente Michel Temer. No total foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, realizados em endereços residenciais e comerciais.

A Operação Cui Bono é um desdobramento da Operação Catilinárias, realizada em 15 de dezembro de 2015 Leia mais.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.