7:38COXINHAS ARROGANTES

maringaslavajato

Rogério Distéfano

NO FACEBOOK a foto de Maringas Maciel: o carrão de luxo estacionado sobre a calçada, em frente a restaurante. O detalhe no vidro traseiro: “Lava Jato, eu aprovo”. Há tempo testo, retesto e detesto – grande parte dos carros com o adesivo “Lava Jato, eu apoio” são conduzidos por ricos arrogantes e infratores do trânsito. A foto não é gratuita, sacada ao acaso. Vale, como se diz, por mil palavras. Os abonados arrogantes militam com furor e espalhafato entre os apoiadores da Lava Jato. Mas não nos deixemos levar e concluir que o apoio à operação e seus resultados seja privilégio e exclusividade dos burgueses, para usar linguagem peteira. São minoria espalhafatosa. Tem muita gente rica, consciente, preocupada com o Brasil, a apoiar a Lava Jato. E acima de tudo discreta.

Também a aprovam os que não acreditam na imaculada conceição do PT, que Lula caminha sobre as águas e multiplica pães e peixes. Ainda aprovam a Lava Jato os que circulam a pé, que não têm carros e, tendo, não desfilam com os adesivos.  Tem gente, muita gente, com carros estourados, jabiracas do século passado, a aprovar a Lava Jato. Dou testemunho de orgulhoso dono de jabiraca e assumido apoiador da operação da PF, MP e Judiciário. O que temos em comum? Não ostentamos o adesivo. Jamais fui tentado o usá-lo; considero o adesivo uma provocação, um acinte expô-lo em veículos que custam mais que uma dúzia de moradias populares. É dar argumento para o adversário, desqualificar a luta.

Esses motoristas e seus carros transformaram-se em estereótipos de quem não legitima a luta contra a corrupção e a fraude institucional. Diria que seu comportamento não é de inimigo da corrupção. Por quê? Porque o comportamento não se expressa apenas no ato de dirigir, infringir regras de trânsito, de civilidade, respeito ao pedestre e aos motoristas cautelosos. Vai além. Tem presença nas faixas ofensivas das manifestações de rua, desde a vulgaridade e a obscenidade ao absurdo cego e imediatista de pedir a volta da ditadura. O que se extrai dessa seleta gama de furibundos é coisa diferente. Tem mais de preconceito contra governos de trabalhadores que se transviaram no poder, renegando sua origem, do que repulsa aos políticos sempre transviados, por eles votados e admirados – os corruptos de sempre.

 

Compartilhe

7 ideias sobre “COXINHAS ARROGANTES

  1. Zé Mané

    Disse tudo, concordo plenamente, odeio gente boçal e que adora se fazer de boçal. Gente que usa o dinheiro como arma e não como solução. Apoio a Lava Jato, sou contra a corrupção, a roubalheira e a impunidade, mas também sou contra a carteirada, a hipocrisia dos que se acreditam acima da Lei. Não sou coxinha ou mesmo simpatizante, sou patriota sem ser idiota, não quero só o meu bem, quero o bem de todos, inclusive destes idiotas que estacionam em cima da calçada, quem sabe um dia eles se dão conta de que não passam de um bando de boçais?

  2. Jorge Armado

    Completando: basta vestir roupas de grife e falar inglês ( ou achar que fala) que está perdoado. Nossos políticos engomados lavam mais brano.

  3. Solda

    Rogério:

    Minha jabiraca do século passado é uma Panorama 82, com toca-fitas RoadStar e amplificador Tojo.
    E tenho muito orgulho disso. O que eu quero é um Brasil melhor para todos que estão vendendo o almoço pra poder jantar.
    Sai de cima da calçada, asno volante!

  4. Roberto Pedreira

    Sua análise espelha muito bem boa parcela dos motoristas que circulam pela capital, o pior é saber que os filhos os seguirão como exemplos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.