7:40REINAN

reinan

Rogério Distéfano

RENAN CALHEIROS RECLAMA que seu afastamento – liminar do ministro Marco Aurélio, STF – foi ação contra o Senado. Pode ser, assim como as ações de Renan – e do Senado também – são contra o Brasil. A política é ambiente esquizofrênico: a realidade lá é bem outra, diferente da que vemos aqui embaixo. Opinião pública, escândalos de corrupção que levam a condenações nos estritos termos da lei, líderes envolvidos até a alma em esquemas até infantis, nada disso os atinge – e às suas tão sensíveis instituições, como o Senado de Renan, a Câmara de Eduardo Cunha, a presidência de Lula/Dilma. É que no Brasil o poder tem dono. E não somos nós.

Quando os mecanismos constitucionais do impeachment, da sentença e das liminares são acionados contra eles, os políticos decretam que as instituições foram atingidas. Renan e parceiros têm-se por ungidos, acima do bem e do mal. Quando sob risco reencarnam-se como reis absolutistas, dos que diziam “o Estado sou eu”. Se a liminar do ministro Marco Aurélio que afastou Renan Calheiros foi “contra o Senado”, não há outra conclusão: o Senado é Renan, um só corpo, uma só pessoa. Isso é mais verdade do que dizem as palavras. Apenas o ‘pequeno’ detalhe: o absolutismo acabou na Idade Média. E no Brasil, Renan acredita ser rei. Até recuo em contrário (assim mesmo) ele será. 

Compartilhe

Uma ideia sobre “REINAN

  1. Alexandre rodrigues

    O circo pega fogo,da-se poder a um grupo ,eles se tornam onipotentes,acabou o Brasil com essas duas facções politizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.