20:01Calero diz à PF que Temer o pressionou no caso Geddel

Da Folha.com, em reportagem de Natuza Nery e Paulo Gama

O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero disse em depoimento à Polícia Federal que o presidente da República, Michel Temer, o “enquadrou” no intuito de encontrar uma “saída” para a obra de interesse do ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo).

O empreendimento La Vue Ladeira da Barra, embargado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Salvador, está no centro da mais recente crise envolvendo o Palácio do Planalto.

Na semana passada, Calero pediu demissão após acusar, em entrevista à Folha, Geddel de “pressioná-lo” para o que o órgão de patrimônio vinculado ao Ministério da Cultura liberasse o projeto imobiliário onde o ministro adquiriu uma unidade.

“Que na quinta, 17, o depoente foi convocado pelo presidente Michel Temer a comparecer no Palácio do Planalto; que nesta reunião o presidente disse ao depoente que a decisão do Iphan havia criado ‘dificuldades operacionais’ em seu gabinete, posto que o ministro Geddel encontrava-se bastante irritado; que então o presidente disse ao depoente para que construísse uma saída para que o processo fosse encaminhado à AGU [Advocacia-Geral da União], porque a ministra Grace Mendonça teria uma solução”, disse Calero, segundo a transcrição do depoimento enviado ao Supremo Tribunal Federal e à Procuradoria-Geral da República.

Em seguida, o ex-ministro da Cultura afirma que Temer encarava com normalidade a pressão de Geddel, articulador político do governo e há mais de duas décadas amigo do presidente da República.

“Que, no final da conversa, o presidente disse ao depoente ‘que a política tinha dessas coisas, esse tipo de pressão'”, prossegue Calero.

Na sequência, o ex-ministro afirma que se sentiu “decepcionado” pelo fato de o próprio presidente da República tê-lo “enquadrado”. “Que então sua única saída foi apresentar seu pedido de demissão”, declara Marcelo Calero.
Compartilhe

4 ideias sobre “Calero diz à PF que Temer o pressionou no caso Geddel

  1. Brian Cooper

    Evidente que o Ministro pediu demissão porque Temer também pressionou…. só a pressão de Suíno não teria provocado a demissão….o grande chefe mostrou quem é….bandido…farinha do mesmo saco……gentalha….oras…ele era vice do Dilmao…..bandida e.bandido

  2. Jorge Armado

    Tudo mentira da esquerda caviar. Temer é um grande e correto homem público. E está cercado de politicos honestissimos: gente como Aécio Neves, Aloysio Nunes Ferreira, José Serra, Ronaldo Caiado. Verdadeiros baluartes da lisura e da moral. Jamais se calariam diante de qualquer irregularidade. O Brasil está em ótimas mãos. Não há o que temer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.