20:17A palavra oficial do governo sobre a política salarial em 2017

Da Agência Estadual de Notícias

O Governo do Estado anunciou nesta quarta-feira (16) os benefícios que serão concedidos aos servidores públicos em 2017. Em reunião com o Fórum das Entidades Sindicais (FES), o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, enumerou os avanços que serão possíveis pagar com base na previsão orçamentária do próximo exercício.

Ele confirmou o pagamento de promoções e progressões relativas a 2015 e 2016, além da implantação destes avanços em 2017. A despesa chega a R$ 1,4 bilhão. Rossoni também anunciou a equiparação ao piso regional de todos os salários que estão abaixo do mínimo estadual. A medida beneficia 8,3 mil funcionários. Além disso, outros 16,3 mil servidores terão reajuste no auxílio transporte.

O chefe da Casa Civil reafirmou que o governo voltará a discutir a data-base e o reajuste anual após pagar as dívidas existentes com o funcionalismo. Ele alertou que novas despesas só podem ser assumidas na medida em que a economia reagir e houver arrecadação suficiente para suportar novas despesas com a folha.

.

EQUILÍBRIO – “O governo está determinado a manter o equilíbrio fiscal. Por isso, não é possível assumir compromissos que não serão honrados”, disse Rossoni, ressaltando a situação de diversos estados que sequer estão pagando os salários dos servidores. “O que está sendo proposto pelo Governo do Paraná, será cumprido”, afirmou o chefe da Casa Civil.

RESPONSABILIDADE FISCAL – O secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, afirmou que a decisão do governo de pagar a dívida de promoções e progressões é uma premissa de responsabilidade fiscal. “Seria irresponsável empurrar esta despesa para 2018”, afirmou. “O compromisso do reajuste anual será honrado desde que haja dinheiro para pagar”.

Rossoni lembrou ainda que o governador Beto Richa autorizou o pagamento antecipado de 50% do décimo terceiro dos servidores estaduais no dia 30 de novembro. “Esta é a melhor sinalização de que estamos com as contas em equilíbrio e não vamos perde-lo”, reforçou. “Os servidores podem ficar tranquilos porque continuarão a receber seus salários em dia”.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.