14:14Alta voltagem

Do blog Opinião e Notícia, de Leandro Mazzini

Se há um homem odiado hoje em alto cargo do Governo federal é Jorge Samek, que parece sofrer amnésia. Enquanto o seu partido chama de golpista a gestão de Michel Temer, Samek, petista vermelho-sangue, continua na presidência da usina binacional de Itaipu. Sua permanência no cargo após trocas de diretores é o maior mistério de Brasília.

Há fila

O cargo de Samek é cobiçado por cinco partidos. PMDB, PP, DEM, PSDB e PSD se digladiam para convencer Temer. E Samek não dá sinais de que quer sair. Os políticos de olho na vaga de Samek são Abelardo Lupion (DEM) e Eduardo Sciarra (PSD).

Os garantidos

Uma turma já emplacou diretores e conselheiros: assessor especial de Temer, Rodrigo Rocha Loures nomeou o pai homônimo. Paulo Skaff (Fiesp) indicou Fernando Xavier Ferreira. O PSDB do Paraná garantiu dois paranaenses. O PSB cravou um para a diretoria técnica, e o PP quer manter o Diretor de Coordenação.

Compartilhe

3 ideias sobre “Alta voltagem

  1. Mito

    Não sei de onde tiram essas notas…

    A Itaipu está há quase um ano sem Diretor Administrativo (o titular já estava afastado por doença e faleceu em agosto passado, sem ser substituído); de seis membros do Conselho de Administração, cujos mandatos encerraram-se há uns três meses, apenas dois foram nomeados, sendo que um deles não depende de indicação política pois é o representante do MRE.

    Até agora, os únicos que emplacaram alguém na diretoria da Itaipu foram o Lula e a Dilma.

    Aliás, um desses diretores ainda em exercício, esteve no Congresso Nacional nos dias das votações do afastamento da Dilma, tanto na Câmara quanto no Senado, fazendo discursos aos gritos de “golpistas”.

    Além disso, essa nota é totalmente desinformada pois o Rocha Loures está indicado (sem ter sido emplacada, note-se) para o lugar do Samek e não para outra função, “por mais privilegiada que seja”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.