11:51MESSIAS DE TOGA

Rogério Distéfano

OS MILITARES são a instituição melhor avaliada no Brasil, acima de 50% de apoios na pesquisa desta semana. Longe dos políticos – lá em baixo -, da presidência da república – abaixo do mais baixo. Na fotografia saíram melhores que a magistratura, também plena de prestígio. O mundo é mesmo um moinho, sempre a triturar sonhos mesquinhos, o maior, salvar o Brasil sem que nada façamos a respeito. Os militares têm boa cotação porque levaram trinta anos na sombra, purgando os pecados da ditadura.

E os políticos, são execrados por quê? Simples, por causa dos militares, que pouparam os piores durante a ditadura. Certo, muitos foram cassados, alguns presos, outros poucos mortos. Raríssimos a ditadura atingiu pelo motivo que hoje tira o prestígio dos políticos, a corrupção. A ditadura preferiu atingir os de esquerda, supostos simpatizantes do comunismo da Guerra Fria, e os que tinham votação que em eleições abertas minassem os projetos da ditadura. Boa parte, a mais expressiva, dos corruptos de hoje são sobreviventes daquela época.

Portanto, ditadura militar não resolve, como vai no íntimo de quem elege os militares como a instituição mais confiável. Militar é confiável quando vence guerras, e desde que volte à caserna sem cobrar dívida eterna, como aconteceu depois da Guerra do Paraguai. Em tempo de paz, nossos militares policiam eventos internacionais no Rio, o Rio, sempre em guerra civil, à espera de um Duque de Caxias. No mais, brigam se os aviões do Exército não são operados pela Aeronáutica. Desmatamento e defesa do território da Amazônia? Neca de pitibiriba.

A magistratura está no topo da avaliação, perto dos militares. Por quê? A resposta é Sérgio Moro e Deltan Dall’Agnol (aqui por metonímia, o espécime referindo o gênero). Antes disso – continua assim – era a magistratura de sempre, conservadora, formalista, morosa e cautelosa diante do poder – mesmo com o julgamento do Mensalão, mero incidente de inação. Sérgio Moro não mudou a magistratura; ele constrange a magistratura, obrigada a validar sua mão pesada nos tribunais, e a mimetizá-lo entre colegas de igual hierarquia.

A ditadura militar aposentou alguns juízes, os destemidos que concediam habeas corpus e absolviam os perseguidos. Em certa altura, bem cedo, os militares fizeram como Alexandre e o Nó Górdio: tiraram a magistratura dos delitos políticos e jogaram os políticos para a sua justiça, a militar. A magistratura hoje prestigiada ficou limitada aos crimes chamados não políticos e às questões corriqueiras da sociedade burguesa, como diria o neo-esquerdista PT. Poupada do desprestígio na ditadura, a magistratura acabou deificada na constituição de 1988.

Portanto, o prestígio da magistratura, conforme a pesquisa, tem mais da superficialidade e do imediatismo com que é vista pelo povo – ia dizer ‘o brasileiro’, mas lembrei dos EUA e Donald Trump. O povo, qualquer povo, sempre tem, em maior ou menor grau, a aspiração messiânica. Não é problema do povo, é problema do messias, incutido no inconsciente coletivo. A magistratura foi aquinhoada com status e privilégios na constituição de 1988. O povo não percebe isso. A magistratura não percebe que precisa corresponder ao que recebe do povo.

Corresponder à expectativa não significa justiça militante, engajada, alheia a direitos e garantias. Seria deturpação, a mesma de que acusam o juiz Sérgio Moro – será que ele acha que para merecer os privilégios de classe deve corresponder à expectativa geral de justiça? Mas o Moro celebrado na pesquisa não é toda a Justiça que o povo aspira. Sua justiça é apenas um momento de acerto de contas historicamente adiado. Um mínimo desequilíbrio nas relações de poder em Brasília leva Sérgio Moro ao sacrifício.

Compartilhe

Uma ideia sobre “MESSIAS DE TOGA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.