13:11AO VENCEDOR, AS BATATAS

batatas

Rogério Distéfano

ÚLTIMO DEBATE na televisão, quatro candidatos. Quatro, sim: Leprevost, Greca, Branco e Nulo. Branco e Nulo não foram mostrados na tela, são como vampiros diante do espelho, não refletem. Branco ausentou-se, vergado pela indecisão, é do tempo em que contava em favor do mais votado. Um irresponsável, irresoluto, indeciso, nem sei por que ainda tem abrigo no código eleitoral. Nulo estava lá, sem ser inquirido pelo moderador, não arguido pelos opositores, que morrem de medo dele. Porque Nulo hoje é de longe o melhor candidato.

De útil até aqui, e no debate ontem, Leprevost e Greca fizeram foi pedir que não votássemos em Nulo. Sabem a força do candidato, que disputa sem legenda, sem apoios e sem caixa dois. Perdão, Nulo tem o melhor dos apoios, o dos outros candidatos. Quando mentem, quando se agridem, quando prometem o impossível, é voto certo para ele. Ontem Nulo tirou votos até de Branco, exato no momento em que Leprevost prometeu diminuir a tarifa do ônibus assim que assumir a prefeitura e Greca reduzi-la nos horários de menor fluxo.

Nulo, realista, sabe que não passa de um fantasma, só tem forma na urna, nada vale para efeitos legais e eleitorais. Porém, sendo fantasma, assombra, ainda que por breve tempo, o tempo que vai do dormir ao acordar, da noite para o dia. Só no tempo político irá manchar a biografia do eleito e diminuir a do derrotado. A campanha para a prefeitura está como a disputa das duas tribos pelo tesouro que, ao fim e ao cabo, como diria um dos derrotados no primeiro turno, só garantirá ao vencedor as batatas.

Compartilhe

Uma ideia sobre “AO VENCEDOR, AS BATATAS

  1. Zé Povinho

    É por isto que adoro eleição, as esperanças se renovam, ficamos imaginando o que seria se todas as promessas virassem realidade. Mas a cada eleição vem a decepção que, depois de algum tempo se transforma em frustração, depois em apatia e aí vem nova eleição. E tudo recomeça, o paraíso vem aí com uma nova eleição. Assim a vida vai em frente, de eleição em eleição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.