7:20Verri e a “revolta do povo”

Do deputado federal Enio Verri, presidente do PT do Paraná, a respeito da aprovação, em segundo turno, da PEC do teto dos gastos:

– As fichas começam a cair e a revolta do povo pode vir em grandes proporções.

As ocupações de escolas e universidades em todo o País representam a resistência ao golpe e uma luta pelos direitos de todos nós.

– A criminalização e perseguição ao ex-Presidente Lula, primeiro colocado nas mais recentes pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, também integram esse rol de ataques aos interesses do povo brasileiro.

Confiram a íntegra do texto distribuído ontem:

A aprovação em segundo turno da PEC 241 na Câmara dos Deputados, na noite de terça-feira (25), em Brasília, é mais uma etapa vencida pelo conservadorismo das elites brasileiras na agenda parlamentar do golpe, em detrimento dos direitos e conquistas da maioria da população. O que parece ser um processo muito fácil, dada a velocidade com que o governo ilegítimo tem empreendido sucessos, medida a medida, na pauta dos retrocessos, pode vir a se transformar na maior revolta do povo brasileiro em nossa história republicana. “As fichas começam a cair e a população, que sentiu o gosto da atenção prioritária, da conquista de direitos sociais, trabalhistas e previdenciários, de políticas públicas inclusivas, de empoderamento e promotoras de cidadania, pode se revoltar”, afirma o presidente do PT-PR, deputado federal Enio Verri. “A revolta do povo pode vir em grandes proporções”, disse.

Na opinião de Verri, um dos 116 votos contrários à PEC 241, o processo que culminou no impeachment da Presidenta Dilma e sua saída do poder sem ter cometido nenhum crime de responsabilidade, precedido da desconstrução da imagem do PT, por meio de uma violenta campanha de ódio, foram apenas os primeiros passos e uma espécie de salvo-conduto para a implementação de todo um cronograma de retrocessos. A criminalização e perseguição ao ex-Presidente Lula, primeiro colocado nas mais recentes pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, também integram esse rol de ataques aos interesses do povo brasileiro.

“Quando o congelamento dos investimentos federais, ao longo dos próximos 20 anos, bater na porta das pessoas na forma de sucateamento e completa incapacidade de atendimento público em saúde e educação, na falta de recursos para implementar programas de moradia, de acesso à formação técnica, profissional e científica, na ausência de políticas de crédito para incentivo à produção local, na diminuição do poder aquisitivo da população e encarecimento de bens e serviços, todos vão compreender o que está por trás desse golpe e o tamanho da destruição que o governo de Michel Temer (PMDB), aliado aos tucanos e ao capital financeiro internacional, está promovendo no País”, destacou Verri.

A derrubada do regime de partilha do Pré-Sal para garantir recursos à educação e saúde e a entrega da exploração às multinacionais do ramo só agravam e completam o cenário.

Primavera estudantil

“As pessoas vão entender, distantes da manipulação que hoje ensurdece e cega, que os estudantes secundaristas e universitários que ocupam escolas e faculdades em todo o Brasil estão resistindo e movendo uma luta por todos nós, em defesa dos direitos de todo o povo brasileiro”, afirmou o presidente do PT-PR.  “Estão sendo criminalizados e repreendidos por exercerem legitimamente o direito de protestarem contra os ataques e retrocessos impostos pelo golpe”, completou.

Enio Verri responsabiliza Temer, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) e setores conservadores da sociedade, contrários às ocupações, pelas investidas contra as mobilizações dos estudantes, pela intransigência em respeitar e negociar soluções concretas com a representação estudantil e por fomentarem o acirramento das opiniões em torno desse debate. “Supervaloriza-se um interesse pessoal, menor, para criminalizar quem quer evitar que os cerca de R$ 443 bilhões a menos de investimentos federais, por exemplo, representem o fim do SUS, da Previdência Social e o mínimo de dignidade e de atenção para quem mais precisa de governo”, disse. “O PT apoia e respeita a manifestação legítima dos estudantes, que expressam sua indignação contra o golpe ao futuro deles e contra esse atentado ao desenvolvimento da nossa sociedade”, concluiu.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.