19:43Geraldinho Carneiro é o novo imortal da ABL

Da Folha.com

A ABL (Academia Brasileira de Letras) anunciou na tarde desta quinta-feira (27) o sucessor do crítico Sábato Magaldi, morto em 14 de julho deste ano, em São Paulo.

Com 33 votos, o poeta e compositor Geraldo Carneiro, 64, foi eleito em primeiro escrutínio e será o novo ocupante da cadeira 24, que já conheceu Garcia Redondo, Luís Guimarães Filho, Manuel Bandeira e Cyro dos Anjos.

A votação confirmou o favoritismo de Carneiro, que candidatou-se à cadeira inspirado por João Ubaldo Ribeiro.

Ele fez sua estreia na poesia na antologia “26 Poetas Hoje”, organizada por Heloísa Buarque de Hollanda em 1976 e alçada a ícone da “poesia marginal”. No gênero, publicou ” Em Busca do Sete-Estrelo”, “Verão Vagabundo” e “Piquenique em Xanadu”. Em prosa, assina ” Vinícius de Moraes: A Fala da Paixão” e “Leblon: A Crônica dos Anos Loucos”.Célebre pelo cabelo comprido e pela irreverência, Geraldo Carneiro nasceu em Belo Horizonte em 1952. Ele mudou-se para o Rio de Janeiro aos três anos, quando seu pai, Geraldo Andrade Carneiro, foi nomeado secretário particular do então presidente Juscelino Kubitschek.

Além de poeta e compositor, Carneiro também é tradutor, dramaturgo e roteirista de cinema e TV —em 2011, venceu o Emmy Internacional pela adaptação de “O Astro”, escrita junto a Alcides Nogueira.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.