12:42A ação popular e as peças da Fucucu

Dos advogados Elton Baioco e Paulo Henrique da Rocha Loures Demchuk sobre a Ação Popular sobre a apropriação indébita de peças da Fundação Cultural:

– Uma Ação Popular foi impetrada contra Rafael Valdomiro Greca de Macedo, o Município de Curitiba e, em especial a Fundação Cultural de Curitiba, por omitir durante décadas, a apropriação indébita de bens públicos, como peças de alto relevo histórico de propriedade da Família Klemtz.

– A petição enviada a Vara da Fazenda de Curitiba explica que o mérito da ação se deve ao fato de que, em maio de 1995, na gestão de Rafael Greca como prefeito, a Prefeitura adquiriu objetos históricos da propriedade da Família Klemtz. Após o encerramento da gestão de Greca, alguns móveis da Casa Klemtz haviam desaparecido. Na mesma época, Greca divulgou em redes sociais, fotografias em que apareciam como plano de fundo, em sua chácara São Rafael, localizada na Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, Km 10, Jardim Primavera, Piraquara, os objetos dados como desaparecidos.

– Laudo pericial concluiu que as análises das imagens comprovam verossimilhança muito grande entre as peças lavatório, étagére e lavatório de quarto com tampo de mármore e espelho bisotado, com grandes possibilidades de se tratarem dos mesmos móveis, pelas proporções por escalonamento, seus contornos e detalhes decorativos.

– A despeito de todas as provas, a Prefeitura de Curitiba e a Fundação Cultural não tomaram medidas competentes para a manutenção e composição do patrimônio. Com a Ação Popular há a possibilidade de sair da inércia e, como autor popular, atuar na defesa e moralidade pública.

Compartilhe

4 ideias sobre “A ação popular e as peças da Fucucu

  1. John

    Zé, peça para eles te mandarem a decisão do Juiz em que ele praticamente fulmina a ação e diz que esta prescrita.

  2. Observador

    Fui tentar ver essa ação e achei outra. O Rafael Greca entrou com uma ação hoje, pedido uma PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVA, agora querendo exibir para todo mundo que objetos em questão não estão na sua casa. O número é esse aqui 0007464-86.2016.8.16.0004. Você pode confirmar nesse site aqui https://projudi.tjpr.jus.br/projudi_consulta/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.