13:04CERTEZA DA DÚVIDA

Rogério Distéfano

GRECA OU LEPREVOST, ou, de acordo com as pesquisas, Leprevost ou Greca? Pelo que me concerne, nenhum. Ou melhor, qualquer um, não vejo diferença. Melhor, vejo, uma, relevante pelo volume: o peso. Um deles perigosamente obeso, bomba prestes a explodir pelo efeito cumulativo do colesterol mau, do diabete e da hipertensão. Outro, a caminho, pois tem a tal “fôrma de gordo” (o acento diferencial é necessário, sim).

Os dois têm a visão de mundo curitibana, ou seja, visão nenhuma, quando muito limitada pela Serra do Mar. Diferem na insignificante diferença entre o adjetivo e o advérbio: Greca é bom e Leprevost é do bem, segundo a propaganda. Se a gramática decidisse, Greca seria o melhor, pois o adjetivo dispensa o advérbio, embora para muitos o advérbio valha mais, já que modifica o adjetivo. Então seria Leprevost na cabeça. Lana caprina, diziam os romanos.

Alguma outra ideia sobre os candidatos? Não consigo alcançar outras. Até ousaria: Greca tem experiência e noção do que é administrar Curitiba, sabe da importância do lúdico para nosso povo. Porém excluir Leprevost por não ter experiência é renegar a importância do novo, como ensinou Marx, condenar a cidade ao retorno ao passado. Como disse José Sarney sobre Lula, “precisamos deixar que passe pelo funil”, engolir o sapo.

Na dúvida, votarei em nenhum, nenhum me representa – que não é defeito deles, mas meu. Só tenho uma certeza nessas décadas de eleitor, a de que meu voto ou elege o pior ou não elege aquele que escolhi. Escolheria Rafael Greca, ainda que não goste do perfume dele. Então, Leprevost estaria eleito. Pensando pelo lado orçamentário, Leprevost sairia mais barato, na alimentação, nas diárias, nas notas de restaurante – e no convênio de saúde.

Desenha-se agora a convicção de que o prefeito Gustavo Fruet apoia Ney Leprevost. À socapa, não para elegê-lo, sim para impedir a vitória de Greca. Fruet transfere votos? Quantos? Neste segundo turno o maior prejuízo é a perda de Paulo Salamuni, que não volta para a câmara dos vereadores porque apostou na vice de Gustavo Fruet. Era o melhor candidato, sob todos os pontos de vista. Fez diferença como vereador. Faria como vice-prefeito.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.