7:21Curitiba vai sentir saudade de Gustavo

por Célio Heitor Guimarães

O jornalista Rogério Waldrigues Galindo, da Gazeta, disse que o erro de Fruet foi tratar o eleitor como adulto. Por isso, “pegou fama de inapto”, “prefeito lento”. No entanto, adverte que quem tiver paciência para ouvir Gustavo por meia hora, provavelmente sairá convencido de que as coisas que ele fez eram as que tinham que ser feitas.

Não foi apenas a fama de lerdo que derrubou Gustavo, meu caro Rogério. Há motivos piores. Por exemplo: o eleitor, incluindo o curitibano, não está acostumado com gestores sérios. Habituou-se a candidatos falastrões, farsantes de carteirinha, malandros travestidos de anjos, figuras ocas montadas por marqueteiros e pseudo tocadores de obras – em regra, inúteis e superfaturadas – que, ao serem inauguradas, inauguram apenas o próprio administrador.

Gustavo Fruet pegou a prefeitura em petição de miséria. Obra conjunta da dupla Beto Richa e Luciano Ducci. Fez das tripas coração para colocar as finanças municipais em ordem. Para tanto, contou com a ajuda da irmã, a excelente Eleonora. Quatro anos foram apertados pelo tamanho do estrago.

Fez mais, sem grande alarde, como registrou Galindo. Sem plaquinha de inauguração, Fruet ampliou consideravelmente as vagas em creches da cidade, zerando uma demanda de mais de quatro anos. Aumentou o número de vagas escolares. E reduziu o número de acidentes e mortes no trânsito do centro de Curitiba. Mas ficará conhecido como “prefeito marcha lenta”, o de “40km por hora”, que privilegiou as ciclovias e plantou horrendo totens listrados nos cruzamentos das ruas e avenidas.

Sanear o Erário e dar melhores condições de vida aos munícipes, como se viu, não foram o suficiente para mantê-lo na prefeitura. O eleitor, por natureza, adora sem enganado. Ser tratado como adulto, nem pensar – como detectou Rogério Galindo. Quer vantagens prontas, de bandeja, sem conteúdo mas com muita lábia. Pouco importa a sua real importância ou quanto tenham custado aos cofres públicos. Importa, isto sim, que haja placa inaugurativa e muita festa que mantenha Curitiba na lista das capitais padrão do Brasil. A maioria ainda sonha com a volta de Jaime Lerner e acha impossível existir alguém capaz de substituí-lo.

Quando o roliço Rafael Waldomiro começar a cuidar da sua “Curitibinha” e dos “curitibaninhos”, reinaugurando os Faróis do Saber, os Totens da Polícia e dando à luz modernos banheiros públicos para higienizar os pobres da cidade; ou quando Ney Leprevost aprender o que é preciso para administrar uma cidade como a outrora mui leal e hospitaleira Vila de N. S. da Luz dos Pinhais; a população vai ter saudade de Gustavo Fruet.

A boa notícia é dada por aqueles que estiveram com Guga após as eleições. Garantem que nunca o viram de semblante tão aliviado. É compreensível.

Compartilhe

6 ideias sobre “Curitiba vai sentir saudade de Gustavo

  1. Caio S

    Tenho certeza que Galindo também é daqueles que acha que devemos ter saudades de Getúlio – o czar da ditadura mais sanguinária do país – e daquela senhora que agora cuida do neto em POA…

  2. Aristides Mansur

    Acho mesmo é que o Galindo vai sentir é a falta das mordomias dadas pela turma do FRUET.
    Está ele defendendo o seu café com leite, só isso.

  3. Sandra Wahrhaftig

    O autor do texto só “esqueceu” de dizer que um dos grandes motivos da população não reeleger o Fruet foi a parceria com os PTralhas.

  4. jose

    Dois pontos me chamaram a atenção:

    A tentativa de mascarar a lentidão, a falta de ação e o total descompasso com as necessidades da cidade. Desculpa Célio, moro aqui há 44 anos e não lembro de prefeito tão fraco quanto este, nem requião conseguiu ser tão ruim.

    Se houve má gestão anterior, houve irresponsabilidade fiscal, se foi assim bastava acionar a lei e provar que as gestões anteriores foram danosas. Como não foi feito isso, é só chororô, mais nada.

    Além disso, falar por vias tortas que o povo não sabe votar é no mínimo arrogância de quem se acha acima dos demais. O povo (e eu me incluo nesse time), sabe votar sim, veja só: não elegeu nenhum poste indicado pelo requião e nem pelo beto richa, lembro-o que luciano ducci era vice e assumiu quando beto virou governador, mas quando tentou a sua eleição foi derrotado pelo gustavo fruet. O povo estava errado?

    Nenhum dos dois postulantes atuais teve meu voto e nenhum deles terá no segundo turno, sabe o que isto significa? Que nenhum dos dois, na minha opinião, está a altura de governar esta cidade e sinceramente a opinião de um rogério galindo não faz a menor diferença para 99,999999% dos que votam.

  5. Fausto Thomaz

    Faço minhas as palavras do José….inclusive na opção de não votar em nenhum candidato no segundo turno.

  6. Wagner

    Fruet foi um dos piores prefeitos de Curitiba, nunca tratou o cidadão como adulto, bastava ver a infantilidade que era a sua comunicação nas redes sociais. Fruet passou 4 anos choramingando, não conseguiu fazer uma boa gestão por culpa única e exclusivamente sua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.