12:34APP-Sindicato inicia mais uma greve a partir do dia 17

A APP-Sindicato informa:

Contra calote de Richa, educadores iniciam greve

Governo volta atrás em compromisso e compromete pagamento das promoções, progressões e data-base. Situação nas escolas beira o caos e paralização começa segunda (17)

Dois mil educadores(as) participaram da assembleia estadual da APP-Sindicato que definiu que haverá greve geral na rede estadual da educação pública do Paraná a partir da próxima segunda-feira (17).

Depois do debate esgotado à exaustão dos argumentos favoráveis e contrários à greve, a ampla maioria dos(as) educadores(as) presentes decidiu em votação que é preciso dar uma resposta à forma como o governador Beto Richa ataca a educação pública estadual, depreciado o trabalho do Sindicato, desvalorizando o trabalho dos(as) educadores(as) e passando por cima também pelo direito dos(as) estudantes.

O estopim da deflagração foi o governo ter voltado atrás no seu compromisso de pagamento da data-base para janeiro de 2017, conforme conquista da última greve da categoria, enviando à Assembleia Legislativa uma proposta que suspende o pagamento do direito e condiciona o pagamento das promoções e progressões (são mais de 600 milhões em atraso) às sobras do caixa do Estado. A Mensagem de Lei 043/2016 é uma afronta à carreira dos(as) trabalhadores(as) em educação.

“Uma assembleia tão numerosa em um feriado mostra a nossa disposição para as lutas. O governo do Paraná já debateu conosco, já se comprometeu e não vem sustentando suas promessas, inclusive com a proposta de retirar a nossa data-base. Somos a categoria com os mais baixos salários. Será uma greve forte nas mais de duas mil escolas do Estado do Paraná”, reforça o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão.

Pauta da greve – A pauta de reivindicação desta greve é a retirada das emendas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), contidas na Mensagem 043/2016 que acabam\alteram o pagamento da data-base; pagamento das dívidas com os(as) educadores(as) (promoção e progressão, equiparação do salário dos funcionários agente I ao mínimo regional e reajuste de vale transporte para os educadores e educadoras PSS); a retirada da falta do dia 29 de abril; manutenção do PDE e das licenças especiais e, no âmbito nacional, contra a MP do Ensino Médio, a PEC 241, o PLS 54 (antigo  PL 257) e contra a reforma da previdência.

Calendário da Greve

Desde o dia 12 de outubro – organização dos comandos de greve e mobilização em todas as cidades do Estado.

13 de outubro – Debate sobre a MP do Ensino Médio, organizado pela Seed, nos Núcleos Regionais de Educação. Haverá representação da APP indicado contrariedade ao debate limitado proposto pela Seed.

14 e 15 de outubro – Vigília e mobilização junto aos deputados e deputadas estaduais.

17 de outubro – Início da greve geral dos trabalhadores e trabalhadoras da educação pública estadual.

18 de outubro – Debate público sobre Ensino Médio no Centro Cívico, em Curitiba (com indicação de debates públicos pelo interior.

19 de outubro – Reunião do FES com o governo. Concentração em Curitiba e Região Metropolitana. Reunião com o comando estadual de greve para avaliar a convocação de uma assembleia estadual.

25 de outubro – Ato estadual do FES.

11 de novembro – Greve Nacional unificada.

Foi aprovada também, durante a assembleia da categoria, a moção em repúdio ao assédio moral e repressão promovida pela direção de escola aos(às) estudantes e trabalhadores(as) de educação que participam ou apoiam as ocupações nas escolas públicas estaduais. A APP reitera publicamente que é  contrária a qualquer forma de coação ou repressão ao exercício do direito à manifestação, ato público ou movimento grevista.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.