14:51Sucata pedagógica

Do mestre Luiz Geraldo Mazza, na Folha de Londrina

Em síntese, o “teaser” ideológico e, por ser imaginário, mentiroso – escola pública de qualidade e gratuita – ficou, outra vez, para segunda época no Enem. Ela não é espaço da resistência, como a soberba sindical professa e, sim, do atraso. Só a recessão é aliada da escola pública, já que os custos da particular são incompatíveis com a renda de maioria que acaba, por essa contingência, mandando os filhos para o horror, ainda que por força do estágio em outro nível de educação, tenham a compensação do melhor desempenho como os dados da recente pesquisa o demonstram. 
Maior argumento da reforma do ensino médio está justamente na repetição trágica dessa avaliação, o que, no entanto, não se ajusta ao perfil da Medida Provisória e, obviamente, reclama mais estudos e debates. Já a ocupação das escolas, como está ocorrendo, é demagógico e fará bem o governo se buscar a imissão de posse no Judiciário. A selvageria basista, tanto aí como no caso da merenda, é um modismo como o das greves que se sustentam na frouxidão do governo que não se vale do dispositivo primário de não pagar os dias parados. Quando o faz como o de São Paulo liquida a arregimentação em pouco tempo. 
Jamais os resultados do Enem se prestaram para que os sindicalistas fizessem um mínimo de autocrítica, percebendo como são fortes nas reivindicações, mas fragílimos em termos claros de competência e cumprimento da missão essencial. Para Dewey, que considerava a escola pública e de acesso a todos “a melhor invenção do homem para a democracia” essa melancólica e brutal constatação brasileira é a barbárie que nega a civilização.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Sucata pedagógica

  1. Zé Povinho

    Adoro este estado de coisas, os Governos não fazem o que esperamos deles, ou seja, punem os grevistas. E os mais interessados, ou seja, os estudantes, estes se deixam, feitos bons cordeirinhos que são, serem vergonhosamente manipulados por demagogos travestidos de professores. Sorte a minha, já fiz a minha parte, meus filhos as deles e a sociedade que, adora uma boa demagogia, que se lasque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.