8:33Ecos do pleito

Do repórter especial

CORONEL SOCIALISTA

O ex-comandante da PM da ‘Operação 29 de abril’ na Assembleia Legislativa foi candidato a vereador em Londrina pelo PSB do deputado Tiago Amaral, filho do conselheiro Durval Amaral. Coronel Kogut fez apenas 2033 votos na coligação PSB-DEM-PPS. A coligação fez três vereadores, e o filho do deputado Tercílio Turini (PPS), na mesma coligação, não conseguiu se eleger vereador em Londrina – Thiago Turini fez 3020 votos e ficou na suplência também, atrás do atual presidente da Câmara londrinense, Professor Fabinho, com 3.057.

O PT de Londrina não conseguiu eleger nenhum vereador. Depois de três administrações municipais (Luiz Eduardo Cheida e Nedson Micheletti), quatro ministros nos governos federais petistas, três deputados federais (Paulo Bernardo, Nedson Micheletti e André Vargas), uma senadora (Gleisi Hoffmann), um estadual (que virou federal e depois preso – André Vargas), e sempre com vereadores (desde Cheida e André Vargas), não conseguiu nem atingir o quociente eleitoral. Uma derrota acachapante.

PT DA ITAIPU

E não é que depois de 13 anos depois de administrar a Itaipu Binacional o candidato deles a vereador, Joel Lima (PT), ex coordenador da ação social afirmativa da empresa e assessor da ex diretora financeira Gleisi Hoffmann (ainda no cargo de Senadora), fez 1.138 votos (menos que o atual vereador e também não reeleito Fernando Duso)  – e o PT ficou fora da Câmara de Vereadores em Foz do Iguaçu. Uma vergonha para o partido de Jorge Samek e companhia limitada.

MAIS DERROTA

Os vereadores de Londrina – Gustavo Richa (PSDB) e Jamil Janene (PP) – não foram reeleitos. Seus dois primos famosos não garantiram o aval necessário (governador Beto Richa e o falecido deputado José Janene). O mais interessante foi o ex-presidente da Câmara de Londrina (que chegou a assumir o cargo de prefeito em 2009), Padre Roque (PR), que saiu do PTB para ser candidato em uma chapa mais fraca – e no PR perdeu a vaga para Jairo Tamura por um voto.

O ex- deputado estadual do PMDB, Kielse Crisóstomo (filho de um ex deputado e ex conselheiro do TCE), mudou o domicílio eleitoral de Curitiba para Ortigueira onde uma nova fábrica da Klabin foi construída. Pensava em garantir o novo momento econômico de lá e disputou a prefeitura contra a atual mandatária – Lurdinha (PPS) sendo derrotado por 11% de diferença. Não adiantou o figurino de cantor de vanerão e nem o apoio do senador Roberto Requião.

RETORNO

– O ex deputado Dirceu Manfrinato elegeu-se pelo PT do B vereador em Cianorte com 1.379 na coligação com o PV do amigo Alvaro Dias.

– Alzimara Bacelar, líder feminista do PPL, fez apenas 308 na disputa para vereadora de Curitiba. Bruno Meirinho ex – candidato majoritário e ao que vier do PSOL, foi agraciado com míseros 1281 votos. Mary Derosso, agora no PHS e irmã do ex-todo poderoso João Claudio Derosso, teve novamente sua segunda candidatura desastrada após a cassação do irmão – conseguiu apenas 1.413 votos.

PMDB

O sobrinho querido do senador Roberto Requião, Paikan de Mello e Silva, fez míseros 667 votos para vereador. É a força da família sempre à prova de testes, já que fez menos votos do que o denunciante do Whatsappgate do Coritiba, Bruno Kafka no mesmo PMDB – 872 votos. O ex vereador Hasiel Pereira conseguiu apenas 1.061 votos mas não foi suficiente para se eleger novamente à Câmara de Vereadores de Curitiba.

Jandaia do Sul

A família Pupio e o apresentador Ratinho derrotam o ex-parceiro José Borba em Jandaia do Sul. Ditão Pupio (PSC) foi reeleito prefeito da nova sede da UFPR no interior paranaense com 7 mil votos cravados. A esposa de Borba, apenado na Ficha Limpa, Dona Maria Borba ficou em segundo lugar na disputa eleitoral pelo PP do parceiro Ricardo Barros, com 4115 votos – o terceiro colocado foi Muriel da Janbonés com 1.589 votos.

FLORESTÓPOLIS

Disputa acirrada é isso. Foi entre o PSDB e PMDB e o resultado é que o 15 ganhou com 3963 votos (Nelson Junior) e o segundo colocado teve 3924 (Capassi),ou seja, 39 votos apenas na pequena cidade, onde há milhares de bóias frias, e que teve a primeira atividade da Pastoral da Criança há dezenas de anos atrás.

NA QUINTA DISPUTA

Depois de ser deputado federal e até expulso pelo PT de Telêmaco Borba em 2000, Dr. Marcio foi para o PDT disputar pela quinta vez a prefeitura e conseguiu vencer com 17.253 votos. Ele foi filiado ao PMDB e PTB também.

PMDB VELHO DE GUERRA

Ex presidente do PMDB do Paraná e deputado Constituinte Waldyr Pugliesi conseguiu uma façanha após a longuíssima carreira política: em Arapongas seu pupilo Sergio Onofre saiu do partido onde militou (foi ao PSC) e fez carreira solo elegendo-se agora prefeito da cidade. Pugliesi com seu PMDB birrento não lançou candidato algum a prefeito ou apoiou qualquer outro postulante na cidade onde governou por várias vezes. Com uma diferença de 871 votos, Onofre fez 50,91% votos contra 49,09% do atual prefeito Padre Beffa, além de derrotar o ex prefeito José Bisca (PSDB) que teve seu registro cassado pelo TRE. O PMDB de Pugliesi, conhecido como Azedo não quis saber de apoiar alguém.

Compartilhe

3 ideias sobre “Ecos do pleito

  1. Aristides Mansur

    Sinal dos novos tempos.
    Não adianta ter somente nome, tem que ter garra e principalmente vontade de ganhar.
    Eleição é igual ao futebol atual, só a camisa não ganha mais jogo.
    Veja o caso do nosso atual e futuro ex prefeito.
    O pai foi prefeito Biônico, quando foi disputar uma eleição de verdade, Perdeu e feio.
    O filho, ganhou uma eleição com ” zebra “, quando era a hora de mostrar pra que veio, Perdeu e feio
    Sinal de novos tempos.

  2. Só para pontuar

    O Bisca josé de Arapongas fez birra e foi candidato impugnado. Perdeu. E não apoiou o Padre Beffa.

    Já os vereadores Richa e Janene, Londrina se livrou deles.

    O genro de Pugliesi fez a campanha do Padre Beffa (Yokomizo) em Arapongas e do Sergio Cristma em Apucarana, perdeu as duas.

  3. Mito

    Só uma perguntinha…
    O que o PT ainda faz mandando e desmandando na Itaipu, hein????
    Soube até que os retratos da cassada ainda estão pelas paredes dos gabinetes de lá… Continuam se lambuzando como nunca…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.