18:46Rezek fala sobre os direitos humanos na Assembleia

A Assembleia Legislativa do Paraná informa:

O jurista, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-juiz da Corte Internacional de Justiça – órgão da ONU sediado na Holanda – Francisco Rezek fará na manhã desta sexta-feira (12), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A palestra, intitulada “Direitos Humanos: universalidade e ambiguidades na hora atual”, terá início às 10 horas e é mais uma promoção da Escola do Legislativo, aberta aos servidores da Casa e a todos os interessados.

“A Escola do Legislativo está oferecendo uma oportunidade rara para uma palestra com um jurista que já exerceu os mais altos cargos no Judiciário, no Brasil e no exterior, sobre um tema sempre atual, os direitos humanos”, diz Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia e diretor da Escola do Legislativo.

Mineiro nascido em Cristina, Rezek graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. É Doutor em Direito Internacional Público pela Universidade de Paris (1970). Ingressou na Procuradoria da República, onde chegou a ocupar a Subprocuradoria-Geral. Em 1983, aos 39 anos, foi indicado para a Suprema Corte do País. Entre as funções que exerceu ao longo de sua bem-sucedida carreira jurídica estão ainda a chefia do Ministério das Relações Exteriores entre 1990 e 1992, e a presidência do Tribunal Superior Eleitoral no período de 1989/1990. Professor universitário, ministrou cursos no Brasil e no exterior e publicou vários livros, principalmente sobre Direito Internacional. Quando retornou ao Brasil, ao fim do mandato de nove anos na Corte de Haia, associou-se ao escritório Advocacia Gandra Martins, e em 2008 abriu seu próprio escritório, sediado em São Paulo.

A Escola do Legislativo, promotora do evento, é uma iniciativa da Mesa Diretora da ALEP, presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB). Integra a política de modernização do corpo funcional da Casa com vistas a assegurar maior eficiência no serviço público. Desde setembro do ano passado vem desenvolvendo ações voltadas aos deputados, vereadores, servidores do Legislativo e de câmaras municipais, lideranças comunitárias, entidades e cidadãos em geral.

As inscrições para a palestra, inteiramente gratuitas, ainda podem ser feitas pelo site da Escola do Legislativo. Os participantes inscritos receberão certificados de carga horária correspondente a duas horas.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.