21:19Ivo Pitanguy, adeus

Da Folha.com

Morre aos 90 o cirurgião plástico Ivo Pitanguy, no Rio

O cirurgião plástico Ivo Pitanguy morreu na tarde deste sábado (6), aos 90, no Rio de Janeiro. A informação é da Associação dos Ex-Alunos do Professor Ivo Pitanguy, que divulgou nota sobre a morte do cirurgião.

Nascido em Minas Gerais e formado em medicina na Faculdade Nacional de Medicina (atual UFRJ) em 1946, Pitanguy acabou desenvolvendo novos métodos que se tornaram referência internacional no campo das cirurgias plásticas.

Na manhã desta sexta-feira (5), o cirurgião fez sua última aparição pública, ao conduzir a tocha olímpica no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Ele fez o trajeto sentado em uma cadeira de rodas.

Com prolífica produção literária, o cirurgião era membro da Academia Brasileira de Letras, tendo sido eleito titular da cadeira 22 em 1990.

Em 2015, o cirurgião plástico foi internado algumas vezes com problemas renais. Em setembro, ficou no CTI (Centro de Terapia Intensiva) do Hospital Samaritano, no Rio. Depois disso, passou a fazer hemodiálise periodicamente. Em novembro, voltou a ser internado com deficiência renal.

Segundo a associação, o velório acontecerá neste domingo (7), a partir das 12h, no Memorial do Carmo, e a cremação será às 18h.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Ivo Pitanguy, adeus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.