17:15Abbas Kiarostami, adeus

Da Folha.com

Vencedor da Palma de Ouro, iraniano Abbas Kiarostami morre aos 76

O premiado diretor iraniano Abbas Kiarostami, de “Gosto de Cereja”, morreu aos 76 anos em decorrência de um câncer gastrointestinal. A notícia foi confirmada nesta segunda-feira (4) pela agência de notícias Isna, do Irã.

Segundo a Isna, serviço extraoficial de informação no país, Kiarostami havia viajado à França para se tratar e se submeteu a diversos procedimentos cirúrgicos – o último deles, em junho. O cineasta foi diagnosticado em março deste ano.

Venceu a Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cannes, por “Gosto de Cereja”, em 1997. Na semana passada, Kiarostami estava na lista de 683 cineastas que passaram a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas —um convite tardio, comentou-se.

Abbas Kiarostami nasceu em Teerã, capital do Irã, em 1945. Estudou artes plásticas na universidade, antes de começar a trabalhar como designer gráfico, e só começou a carreira no cinema aos 30 anos, quando se uniu ao Kanun, o centro de desenvolvimento intelectual de crianças e jovens, onde dirigiu o departamento de filmes.

Deste então, tornou-se uma das figuras centrais na cultura do país. Estava no país quando eclodiu a Revolução Iraniana, em 1979, que instaurou um regime religioso islâmico no país —e, diferente de seus colegas, decidiu permanecer lá após a mudança.

Segundo o jornal britânico “The Guardian”, Kiarostami costumava dizer que era “uma árvore enraizada” que, quando muda de lugar, não dá mais frutos.

Seu primeiro grande reconhecimento internacional foi em 1987, com “Onde Fica a Casa do Meu Amigo?”. O longa sobre uma criança que precisa devolver a um amigo um caderno que pegou por engano –e que resulta na expulsão do colégio desse amigo–, venceu o Leopardo de Bronze no Festival de Locarno, na Itália.

Kiarostami continuou filmando no Irã até o recrudescimento da repressão sob o governo de Mahmoud Ahmadinejad. Alguns de seus últimos filmes, “Cópia Fiel” (2010) e “Um Alguém Apaixonado” (2012) foram rodados na Itália e no Japão, respectivamente. “Cópia Fiel” deu a sua protagonista, Juliette Binoche, o prêmio de melhor atriz em Cannes.

Kiarostami deixa duas filhas: Ahmad e Bahman, documentarista. Ambas são fruto de seu primeiro casamento, com Parvin Amir Gholi, de quem se divorciou em 1982

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.