13:53Atletiba depois da novela

por Sergio Brandão

Digo sempre que Atletiba tem cheiro de domingo, de frango com macarronada, seja onde for – mas precisa ser jogado no domingo à tarde pra ser um legítimo Atletiba.

Domingo que começa no sábado, com camisas verdes e brancas e vermelhas e pretas pelas ruas, de bandeiras pra fora dos carros, que passam buzinando. De vendedores ambulantes espalhados pelas esquinas próximas ao estádio.

De cambistas – “direto sem fila”! – diziam eles. Da provocação sadia das torcidas se enfrentando na Boca Maldita, medindo força, mas só no grito, sem força bruta. Na verdade o Atletiba começava no domingo anterior, no colégio, com provocações permitidas só no recreio. As duas torcidas tinham o direito de gritar. Depois, só os vencedores. Os perdedores procuravam no calendário o próximo encontro.

Atletiba da torcida do Atlético desfilando pelo centro da cidade com um elefante recém chegado à cidade, vestido de vermelho e preto, que naquele clássico o Coxa venceu com gol de Passarinho, um ponta direita veloz. Durante meses os vermelhos ouviram o canto: “Um elefante incomoda muita gente, um passarinho incomoda muito mais”!

Desde que o Coritiba fechou contrato com o Esporte Interativo, não joga mais domingo à tarde. Agora só nos horários das 21:45, 21:30, 19:30.  Domingo ou é às 11 da manhã ou às 19:30 horas, mas nunca às quatro, horário nobre do futebol aos domingos. Talvez porque não é mais nobre faz muito tempo.

Hoje quem comanda Atlético ou Coritiba nem sabe o que foi isso – e provavelmente também nunca levou em conta estas histórias.

Lembro de Alex, quando na polêmica entrevista afirmou que a Globo manda e a CBF organiza o Campeonato Brasileiro. É verdade. Acabaram fazendo disso programação de tv.

Hoje, Atletiba não só é mais um artigo qualquer, dentro de um calendário sofrível, como ainda virou um produto qualquer dentro de uma grade de programação de uma emissora de televisão. Vale menos que a novela das 8, porque precisa começar depois que ela termina.

Para os menos avisados, o primeiro Atletiba deste brasileiro de 2016, valendo pela décima segunda rodada, é hoje, quarta-feira, às 21 horas, no Couto Pereira. Se preferir, os dois clubes oferecem aos seus torcedores o jogo pelo PFC.

Pra eles acho que tanto faz se você vai ao estádio ou prefere ficar em casa assistindo pela tv.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.