8:34Ex-ministro Paulo Bernardo é preso em desdobramento da Lava Jato

Da Folha.com

Paulo Bernardo, ex-ministro dos governos Lula e Dilma, foi preso na manhã desta quinta-feira (23) em uma operação da Polícia Federal realizada após desdobramento da Lava Jato. A informação foi confirmada pela defesa do petista.

Ele foi detido em Brasília, no apartamento funcional da mulher, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). A casa dos dois, em Curitiba, também é alvo de buscas.

A prisão do petista, que deve ser levado à sede da PF em São Paulo, é temporária.

O ex-ministro da Previdência e da Secretaria da Aviação Civil Carlos Gabas, amigo pessoal da presidente afastada Dilma Rousseff, e jornalista Leonardo Attuchl, dono do site “Brasil 247”, são alvos de condução coercitiva. A residência de Gabas em Brasília ainda foi alvo de busca e apreensão.

Também são alvos de buscas a sede nacional do PT, em São Paulo, e a sede do partido em Brasília. Ao chegar à sede nacional, a polícia só encontrou porteiros, já que os funcionários chegam às 8h30.

Advogados já foram acionados pelo partido para tentar acompanhar a operação. Com a operação, o presidente nacional do partido, Rui Falcão, que já tinha embarcado para Brasília, decidiu voltar a São Paulo.

Batizada de Custo Brasil, a operação, chefiada pela Delecor de São Paulo (Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros), mira em um esquema de pagamento de propina em contratos de prestação de serviços de informática do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, pasta que foi comandada por Paulo Bernardo.

A investigação é fruto da delação premiada do ex-vereador de Americana (SP) Alexandre Romano, preso em agosto de 2015.

Segundo os policiais, ele foi um dos operadores do desvio de R$ 52 milhões em contratos do Ministério do Planejamento com empresas do Grupo Consist Software. Romano recebia recursos desviados da pasta desde 2010. A propina ia para empresas ligadas a ele.

No total, as supostas fraudes investigadas teriam gerado subornos de aproximadamente R$ 100 milhões, entre os anos de 2010 e 2015.

LAVA JATO

Esta é a primeira operação da PF em São Paulo fruto de desdobramento da Operação Lava Jato.

O inquérito policial foi instaurado em dezembro de 2015, após o Supremo Tribunal Federal determinar que a documentação apreendida na 18ª fase da Operação Lava Jato, conhecida como Pixuleco 2, fosse encaminhada para investigação em São Paulo.

A operação está sendo chefiada pela Delecor de São Paulo (Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros).

Os alvos em Brasília estão sendo levados para o hangar da PF e devem embarcar às 9h, sem previsão de chegada a São Paulo, já que o avião fará escalas.Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 40 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de condução coercitiva nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal, todos expedidos, a pedido da PF, pela 6ª Vara Criminal Federal em São Paulo.

Os investigadores afirmam ter elementos de que agentes públicos do ministério direcionaram licitações em favor de uma empresa de tecnologia e informática para gerir créditos consignados para servidores federais.

“Segundo apurou-se, 70% dos valores recebidos por essa empresa eram repassados a pessoas ligadas a funcionários públicos ou agentes públicos com influência no ministério por meio de outros contratos –fictícios ou simulados”, diz a PF.

Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de influência, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com penas de 2 a 12 anos de prisão.

OUTRO LADO
Folha não conseguiu contato com a reportagem até a publicação desta reportagem.

Compartilhe

4 ideias sobre “Ex-ministro Paulo Bernardo é preso em desdobramento da Lava Jato

  1. Aristides Mansur

    Chegou a hora do casal 20 do Paraná dar explicações sobre a mansão do Batel, da fartura financeira das campanhas da senadora ( campanhas de 2008 para prefeita de Curitiba, 2010 para o Senado Federal ,2012( prefeitura de Curitiba, indicando a vice e apoiando o FRUT e 2014 para governadora do Paraná )
    Ainda sobra para a GAZETONA também basta mexer um pouco mais.

  2. jose

    E agora José? Levaram o atuch também…como é que o povo vai reagir???
    Mais um guerreiro preso!
    Continuo preferindo Karam e seus guerreiros.

  3. David Keali

    Até a GAZETA DO POVO pegando DIN DIN do povo brasileiro ?

    O discurso deles é outro ou será :
    ” Faça oque eu digo mas, não faça oque eu faço “

  4. Jorge Armado

    Mais uma grande contribuição do Paraná ao cenário político nacional; nós que já tínhamos figuras do quilate de José Janene, Alberto Youssef, André Vargas, Álvaro Dias (recém denunciado), Requião (idem), Beto Richa (mundialmente famoso em seu exemplar comportamento com os professores – e também fazendo estrondoso sucesso com as operações publicano e quadro-negro). O japonês da Federal, e grandes representantes da classe política paranaense no cenário local: Alexandre Cury, Nelson Justus, Belinatti, Reny Pereira. É pra sentir orgulho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.