7:04O ANARQUISTA

baltazar

BALTASAR GRACIÁN (1601 – 1658)

A multidão se encanta com a tolice e não presta atenção a um bom conselho 

Luislinda luisimortal

 Finalmente um bom nome no governo Temer: Luislinda Valois, baiana, desembargadora aposentada, negra, agora secretária da igualdade racial. Currículo admirável, primeira negra desembargadora – não apenas no Brasil, mas na Bahia, o que leva questionar a demora, logo no Estado da cultura negra; autora da primeira sentença contra prática racista; embaixadora da ONU. Seu resumé e guarda-roupa incluem o fardão de imortal da Academia de Letras José de Alencar, de Curitiba.

Troféu Pelé

Neymar ganha o troféu Pelé: no campo, um poeta; fora, tem que meter a chuteira na boca. Soltou os cachorros na imprensa e baixou o nível sobre a derrota do Brasil para o Peru na Copa América. O Santos, onde os dois nasceram, não tem nada com isso. Mera coincidência.

Se vazou, vazou

O procurador geral da República, Rodrigo Janot, quer que se investigue o vazamento dos pedidos de prisão de José Sarney, Romero Jucá e Renan Calheiros. Se vazou, tinha água na bacia. Qual o problema do vazamento? Os suspeitos fugiram da polícia?

Pizza no forno

José Dirceu e João Vaccari Neto, mandarins presos na Lava Jato, sugerem acordo de leniência partidária, igual ao das empreiteiras do propinoduto da Petrobras: admite-se o erro, paga-se multa e fica tudo limpo, virginal. Não há previsão legal e o PT jamais erra, portanto não aceita.

Mas é o primeiro passo para a solução de varrer para debaixo do tapete: a anistia. Tem tudo para dar certo: dois terços de políticos envolvidos, não há juiz nem cadeia suficientes para tanta bandidagem, e o melhor de tudo os anistiáveis votam a lei de anistia em benefício próprio.

Boas de volta

Coisa de Brasil ridículo. O governo Temer dá avião para Dilma ir e vir no trecho Brasília-Porto Alegre-Brasília. Se ela for à Cochinchina, que pague a passagem. Mas tem um porém: no retorno a Brasília, o governo manda a FAB buscá-la, venha de onde vier. Aconteceu na viagem a São Paulo, em que foi de jato fretado pelo PT e voltou de FAB.

A lógica: ela tem direito de voar de volta para onde reside, Brasília e Porto Alegre. No limite da jurisburrice, a FAB teria que mandar um avião seguir o voo comercial de Dilma para trazê-la de volta. Como jogo de gude, boas de volta. Dizia o general De Gaulle, presidente da França, que “o Brasil não é um país sério”. A gente sempre confirma o diagnóstico.

João sem braço

Michel Temer não se opõe a que Dilma participe da abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. João sem braço, quer alguém para dividir as vaias.

A importância de ser Gustavo

Candidaturas a prefeito de Curitiba. Velhas figuras, já provadas; novas figuras prestando vestibular; e Gustavo Fruet na metade da graduação. Os provados foram reprovados e os novos apenas jogam no acaso. E Gustavo? Fala-se que administra mal ou que não administra, sem a análise das circunstâncias em que recebeu a prefeitura e o momento econômico, que afeta os governos. Vejam os Rios, de Janeiro e Grande do Sul.

Quem é Gustavo? A gente sabe muito do brilhante e correto deputado e pouco do prefeito. Do deputado, porque tinha vitrine gratuita; e do prefeito porque – ainda – não gastou bilhões em propaganda, como fizeram os de antes. Por isso, podemos dizer que seu mérito não é ter qualidades, já que não as demonstra. Seu mérito está em não expor os defeitos, que se fossem graves estariam na boca do povo.

Na comparação com os panoramas estadual e federal, Gustavo não desperta a desconfiança que os outros nos infundem. Passa a impressão de decência e honradez, que não vemos, nem sentimos, nos personagens que há décadas povoam nosso universo político. No Brasil, no Paraná e na Curitiba de hoje, isso é muita coisa. Como na frase-título do teatro de Oscar Wilde, é importante ser correto. Ou Gustavo. Que não saia da linha.

(ROGÉRIO DISTÉFANO)

Compartilhe

2 ideias sobre “O ANARQUISTA

  1. Estatística

    O interessante da “anistia” é querer que o partido pague uma multa. De onde virá o dinheiro? Da militância? Dos denunciados? Dos dirigentes?

    Vom certeza NÃO. Virá da excrescência que é o Fundo Partidário, que sai dos impostos pagos por nós, idiotas contribuintes e contribuintes idiotas.

    Se o partido não consegue sobreviver com contribuições da dita militância, que seja fechado.

  2. Jorge Armado

    A da má-vontade dos curitibanos com Gustavo Fruet é a prova de que a maioria apoia incondicionalmente a prática do “rouba-mas-faz”. Mas cola adesivos de “Lava-jato, eu apoio” no carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.