9:06MIRIAN COM ENE

mirian

Rogério Distéfano 

MIRIAN GONÇALVES, vice, é o Temer de Gustavo Fruet, prefeito? Ela discorda do titular sobre se o MST pode deixar a terra vazia para congestionar o asfalto. Ele cuida do direito de uso da cidade pelos que – legitimamente – o elegeram. Ela, das pautas dos que a fizeram – legitimamente – vice-prefeita. Tutti gente legittima.

O GOLPE de Michel Temer, que a vice denunciou aos MSTistas que congestionam o entorno da Dr. Faivre, é o palanque de Mirian para sua campanha de prefeito/a. O golpe de Temer, sobre o qual Mirian esbravejou, tem mero efeito cenográfico, na linha dos artistas que o criticam no Exterior. Dilma não conquista ninguém além dos que estão com ela.

NÃO ASSISTI Lula na avenida Paulista. Ando mal do estômago, ficaria pior. A caminho do médico cruzei com o piquete dos petroleiros (uns 50, se tanto) travando o prédio da Petrobras, vizinho ao escritório de Mirian Gonçalves, de nome “Defesa dos Trabalhadores”. Não vi Mirian no piquete. Eram 8:45, nem os advogados estavam no escritório.

OS PETROLEIROS que se revezavam no caminhão de som entoavam o estribilho ‘Fora, Temer’ a cada estrofe de críticas às medidas do atual governo. Medidas, aliás, que Dilma vinha antecipando, depois de escondê-las nos quatro anos em que arquitetava sua reeleição. Naquela época a intrepidez estava nos gabinetes sindicais, não nos piquetes.

MIRIAN, Lula, os petroleiros, o mesmo discurso. Golpe, privatização da Petrobras, a nova previdência contra os trabalhadores. Essa brava gente petista precisa urgente fazer psicodrama e ouvir à exaustão o próprio discurso. Golpe? Pode ser, mas o Judiciário funciona, o Congresso idem, inclusive aliados de Dilma votando contra o ‘golpe’.

PRIVATIZAÇÃO da Petrobras? Já é privada, tem ações nas Bolsas. Privatizada para dentro, pró empregados e partidos no governo. Não aceitam que seja empresa de energia, que deve atender ao mercado que produz. Golpe? Na Petrobras, isto sim, de Dilma, Lula, Sarney, Renan, Delcídio, Paulo Costa, Dirceu, Cerveró, Vaccari e o resto do rebanho.

A NOVA previdência, afirmam, tira direitos dos trabalhadores, que terão de se aposentar mais tarde. Quem geriu a previdência nestes treze anos? Quem poderia ter atenuado a calamidade? Os sindicalistas que cuidaram dela – e dos fundos de pensão que quebraram depois de cevar-se neles. Valha-me, São Lênin, ensina esse povo a pensar.

A QUESTÃO não é o golpe de Temer. É o desajuste do PT no discurso e na política. O PT desafinou a melodia e perdeu a embocadura com tanto tempo no poder. Ao cair, não atualiza o vocabulário e continua a uivar como nos tempos de Collor, Sarney e FHC. Pudera, jogou no lixo de Santo André a partitura pragmática e realista do Lula sindicalista.

Antes que estas mal traçadas tragam malquerença, afirmo de público e raso que se discordo da vice-prefeita é no adjetivo, no advérbio e nos pronomes. No substantivo e no vocativo adoro Mirian Gonçalves sem restrições, um afeto que se encerra em quarenta anos de amizade. Por isso escolhi seu melhor photoshop de moldura a este pobre texto

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.