11:34‘Japonês da Federal’ é preso pela PF por facilitar contrabando

Da Folha.com

agente Newton Ishii, conhecido por escoltar investigados da Operação Lava Jato, foi preso pela Polícia Federal nesta terça-feira (7), acusado de facilitação de contrabando.

O mandado de prisão foi expedido pela Vara de Execução Penal Justiça Federal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Em 2003, quando estava lotado na cidade, o policial já havia sido preso pelo mesmo caso. A informação foi revelada pelo portal de notícias “G1”.

Ele foi condenado ao regime semi-aberto, que impõe o recolhimento apenas à noite ou então ou uso da tornozeleira eletrônica. Segundo a Folha apurou, o modo como ele cumprirá o semi-aberto não foi determinado até o momento.

Para ter direito ao regime, Ishii obrigatoriamente tem que ser recolhido, por isso está detido na Superintendência da PF do Paraná, em Curitiba –a mesma que abriga os presos da Lava Jato.

Ishii é chefe do Núcleo de Operações da Superintendência da PF do Paraná, e responde pela logística e escolta de presos para locais como o IML, penitenciárias e audiências na Justiça. Por aparecer com frequência ao lado dos presos da Lava Jato, se notabilizou como um dos “símbolos” da operação.

O agente já foi homenageado com marchinha e máscara de carnaval, boneco inflável e até conto erótico.

As aparições também fizeram com que ele fosse afastado das operações nas ruas desde o início do ano.

Em fevereiro ele fez uma visita ao Congresso Nacional, em Brasília, e tirou selfies com políticos como Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Na época, o japonês tinha planos de se lançar na política concorrendo a um cargo de deputado. Com filiação em negociação com alguns partidos, decidiu voltar atrás por problemas familiares e pressão da própria corporação, que se queixou que ele estava se expondo demais.

Desde então, o japonês adotou uma postura mais discreta, evitando até mesmo aparições públicas.

Ishii também era investigado por suspeita de vazar informações sobre operações da PF. Em novembro, o policial foi apontado como responsável por vender informações sigilosas à imprensa pelo advogado do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Edson Ribeiro, em gravação divulgada pelo filho de Cerveró, Bernado.

Compartilhe

3 ideias sobre “‘Japonês da Federal’ é preso pela PF por facilitar contrabando

  1. TOLEDO

    Esse representa a tribo dos Justiceiros da Republica de Curitiba. Depois que os Juizes viraram estrelas da Globo e cada vez que a Policia Federal faz o seu trabalho ( ganha para isso, como os Juízes tambem) marcam uma coletiva e chamam a imprensa para aparecer. Sou do tempo que trabalhar era obrigação e ser honesto tambem. Mas o Japa é o retrato dos Curitibocas. Convido os Coxinhas e os Mortadelas para ver o Circo armado na Pça da Justica Federal na Av. Anita Garibaldi. Logo o Onibus de Turismo vão incluir como Ponto Turístico. Com alguma sorte, porque vende muito, é possível adquirir uma CAMISETA COM O RETRATO DO MORO !!!! Vão conferir… vão !!!!

  2. sergio silvestre

    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.