17:09Temer paralisa nomeações políticas em estatais e fundos de pensão

Da Folha.com

O presidente interino, Michel Temer, anunciou nesta segunda-feira (6) a suspensão de todas as nomeações para diretorias e presidência de empresas estatais e de fundos de pensão.

A decisão é válida até a aprovação pela Câmara de um projeto de lei, que já passou pelo Senado, e que determina que as designações só serão feitas com pessoas de “alta qualificação técnica” e preferencialmente “integrantes dos quadros” dessas empresas e órgãos.

A medida freia as negociações entre governo e a base aliada, que pleiteava cargos em companhias como Eletrobrás, Itaipu, Furnas e Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco). Em fundos de pensão, órgãos como Funcef e Petros são alvos de investigações por operações irregulares.

A iniciativa é proposta como tentativa de agenda positiva no momento em que o governo enfrenta desgastes com o envolvimento de ministros nas investigações da Operação Lava Jato.

O peemedebista ressaltou ainda que, no domingo (5), conversou com líderes aliados que indicaram que a iniciativa deve ser aprovada ainda nesta semana.

“Nós mandamos hoje paralisar todo e qualquer nomeação ou dedignação para a diretoria e presidência de empresas estatais e fundo de pensão enquanto não for aprovado o projeto”, disse. “Nós teremos dado mais um passo na configuração do propósito que expressamos anteriormente de limitar gastos “, acrescentou.

TRANSPLANTE

Em declaração pública, Temer anunciou a assinatura de decreto que obriga a FAB (Força Aérea Brasileira) a manter uma aeronave permanentemente em solo para transporte de órgãos e tecidos para transplante.

A medida também se estende para o deslocamento urgente de pacientes para a realização de cirurgia ao local do transplante. “A FAB manterá permanentemente disponível, no mínimo, uma aeronave que servirá exclusivamente a esse propósito”, ressalta o decreto, que será publicado nesta terça-feira (7) no Diário Oficial da União.

O anúncio foi feito após publicação de reportagem do jornal “O Globo” que afirma que a falta de aeronaves impede transplantes no país. Ele classificou o fato de “tristeza cívica” e disse que a “deficiência” está resolvida a partir de agora.

“Esse tema pode parecer de menor relevância, mas tem relevância extraordinária”, disse.

Compartilhe

2 ideias sobre “Temer paralisa nomeações políticas em estatais e fundos de pensão

  1. Zé Ninguém

    Com este medida o presidento valoriza a prata da casa, assim os Sameks e outros eks espalhados pelas estatais e fundos de pensão vão para o lugar que lhes foi sempre devido, o meio da rua. Os realmente competentes terão os seus empregos de volta, os realmente competentes.

  2. sergio silvestre

    Isso prova uma coisa né sr Temer,que era melhor deixar como estava rsrsrsrsrsr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.