8:14Antes autoritário que corrupto

por Ferreira Gullar

Tenho dito aqui que o tipo de populismo característico do governo do PT –como o de alguns outros países latino-americanos– nasceu como uma alternativa ao regime comunista que acabou antes que chegassem ao poder pela revolução. Não chegariam, é claro, mas em face das novas circunstâncias, tiveram que mudar de tática.

Esse populismo, que se valeu dos recursos públicos para ganhar a adesão das camadas mais pobres da população, adotou naturalmente uma política econômica que, para mostrar-se anticapitalista, levou o país à bancarrota. Por outro lado, apropriou-se das empresas estatais e saqueou-as em aliança com empresários capitalistas, que diziam combater.

O resultado de tudo isso foi o que se viu: o processo político-econômico do petismo e os escândalos que culminaram com o impeachment de Dilma Rousseff. A cara abatida de Lula, no dia em que ela foi afastada do governo, não deixou dúvida quanto à realidade dos fatos: o populismo petista chega ao fim.

Pois bem, mas não é que, exatamente nessa ocasião, a direção do Partido dos Trabalhadores trouxe a público uma “Resolução sobre a Conjuntura” que pôs todo mundo perplexo? É que, nesse documento, os dirigentes petistas deixam claro que, de fato, seu projeto era instaurar no país um regime antidemocrático.

Vejamos o que diz o inusitado documento: “Fomos igualmente descuidados com a necessidade de reformar o Estado, o que implicaria impedir a sabotagem conservadora nas estruturas de mando da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, modificar os currículos das academias militares, promover oficiais com compromisso democrático e nacionalista; fortalecer a ala mais avançada do Itamaraty e redimensionar sensivelmente a distribuição de verbas publicitárias para os monopólios da informação”.

Noutras palavras, o que está dito nessa resolução é que o projeto de poder do partido era substituir o Estado democrático por outro, controlado pelo PT, à semelhança das ditaduras de esquerda. Como isso seria feito?

Conforme está claro no documento, os petistas deveriam manter sob seu controle a polícia e a promotoria federais, mudar a formação ideológica das academias militares, assumir o comando das forças armadas, submeter as decisões do Itamaraty e comprar a opinião dos jornais e estações de televisão. Enfim, instaurar no país um regime totalitário.

Devo admitir que semelhante declaração me deixa surpreso. É que, embora saibamos que o propósito desse populismo sempre tenha sido usar a máquina estatal e os programas assistencialistas para perpetuar-se no poder, sempre procuraram mostrar-se como representantes da vontade popular, ou seja, como intérpretes da autêntica democracia.

Agora mesmo, neste episódio do impeachment da Dilma Rousseff, procuram caracterizá-lo como um golpe, ou seja, uma ação contra a democracia, de que seriam eles os verdadeiros defensores. Como se explica, então, que, contrariando suas próprias palavras de ordem e sua atitude em face do impeachment, tragam a público um documento em que deixam explícito o seu projeto de instaurar no país um regime autoritário? E veja bem, propósito esse que sempre foi veementemente negado por eles, toda vez que alguém os acusava se tal intenção.

E não era de se esperar outra coisa, uma vez que o PT se caracteriza com o partido da mentira. Por isso mesmo, ainda é mais surpreendente a sinceridade dessa resolução, na qual lamenta não ter conseguido instaurar no país o seu projeto autoritário. Diante disso, é inevitável perguntar: por que então essa inusitada sinceridade?

Vou arriscar um palpite. Como disse antes –e todo mundo sabe–, não só o impeachment de Dilma Rousseff mas também a participação do PT nas falcatruas denunciadas pelo mensalão e pela Lava Jato desmontaram a imagem do partido “que não rouba nem deixa roubar”.

Este seria, portanto, o momento de fazer uma autocrítica. E é isso que essa resolução pretende ser, mas não é, pois, em vez de arrepender-se das falcatruas que praticou, culpa-se de não ter posto em prática um projeto revolucionário que não passava de conversa fiada.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

5 ideias sobre “Antes autoritário que corrupto

  1. Fausto Thomaz

    Depois não querem que chamemos de herói pessoas como o juiz Moro, se não fosse a sua atitude não saberíamos nem 1/3 do que essa quadrilha chamada PT causou no país…e ainda causa, tentando acabar com a lava a jato…ta mais do que na hora de colocarem os líderes da quadrilha na jaula….FORA DILMA, FORA LULA, FORA PT, vão para a Venezuela que eh o lugar de vcs

  2. sergio silvestre

    Pois é,deveremos continuar assim que está bom,está bom para os 2% que querem os outros 98% fudidos,com lavagem cerebral das mídias que nos mostram do jeito deles o que querem.
    Ou um supremo probo e apartidário,é o que dizem mas tem ali grupelhos que só falta pregar um cartaz na bunda ou escrever na testa seu preferido.
    O Gullart falou que não devemos mexer nas forças armadas,claro .não precisa mexer mas dar a ela força para que tambem entre na cruzada contra o crime que do jeito que a coisa vai,daqui a pouco vamos ter poucos trabalhadores para sustentar esse elefante que é o Brasil e seus cotistas, presos,minorias,cores,direitos adquiridos,políticos megalomaníacos e nós aqui pobres trabalhadores as vezes um processinho para nos encher o saco de algum malandro que desconfiou que eu abusei no consumo ou um show pirotécnico lançado por helicópteros caso eu vou reclamar.
    Essa balela de dizer que não podemos deixar que amordaçam a imprensa e outros blas-blas de quem não tem o que fazer do que encher linguiça escrevendo 99 porcaria a cada 1 coisa razoável é muito fácil até pela facilidade de nós cultuar porcarias,e estar sentado numa sacada de copacabana com uma gorda aposentadoria é fácil falar de governos,principalmente quando já está senilizado e embarcando junto com o barqueiro do ancinho.
    Ninguem nota que hoje temos uma safra de jovens que metade vão ser consumidos pelas drogas e pelo Ócio e se o estado com mão de ferro não bater forte nesses infelizes,nosso pais num curto espaço de tempo vai se tornar algo sitiado por tudo que é ruim para uma civilização.
    Passei democráticos da Europa já sinalisam para algo parecido em dar um breque em muitos direitos adquiridos onde o cidadão hoje extrapola de tantas leis eleitoreiras feitas por ávidos amantes do poder.
    O futuro dos regimes ocidentais serão copiados dos orientais que hoje tem suas economias solidas e um povo mais educado por causa desse misto de capitalismo e um estado forte para reprimir e punir aqueles que são foras -da -lei.

  3. Zé Ninguém

    ” O presente texto não reflete o pensamento do jornal”, e nem poderia. Com certeza o editor se equivocou na hora da impressão, aí saiu este texto, por engano, é claro.

  4. Toledo

    Silvestre, os curitibocas conhecem, OLHA O CARRO DOS SONHOS QUE ESTÁ PASSANDO, TEMOS O MORO QUE UM HERÓI PARA OS CURITIBOCAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.