8:00O ANARQUISTA

BSWAW

GEORGE BERNARD SHAW

Cuidado com o homem cujo Deus está no céu.

Cada dia sua agonia

A comissão do impiche reduz prazos e antecipa o julgamento. Não é para acabar com a agonia da presidente, sim para acabar com a agonia do vice-presidente. Dilma está numa boa, vendo Temer aumentar a insatisfação contra seu governo. Quanto mais tempo passa, pior o vice fica na fotografia.

Ministro secreto

Romero Jucá fez que ia e acabou não fondo. Sem o título de ministro porque há interino em seu lugar, ainda participa da formulação e do anúncio de medidas, o interino sentado na cadeira de trás e o interino de Dilma ao lado de Jucá. É chato ser indispensável.

Ir, vir

Convocado na Lava Jato, Lula exigiu algemas. Quer passar de suspeito a vítima inocente. Os advogados reclamam de sua condução coercitiva: “cerceia o direito de ir e vir”.

Ora, doutores, condução coercitiva óbvio que mexe no ir e vir. Mas garante a volta com a mesma condução. E, por favor, variem o verbo. Esse ‘cerceia’ cansou.

Propaganda eleitoral

Marisa Letícia plantou a estrela vermelha do PT no jardim da Granja do Torto. Marcela Temer plantou o nome do marido na nuca, lance de tatuagem. Marisa foi obrigada pelo MP a tirar a estrela. E Marcela, fica assim? A tatuagem, como a flor de Marisa, é propaganda eleitoral fora de época.

Comportas do ego

A direção geral de Itaipu será ocupada por paranaense. Nada ainda sobre as diretorias e o conselho, onde vai ter briga de foice no claro. Ambições tão caudalosas como as águas da represa começam a jorrar pelas comportas dos egos.

Gênio ao avesso

O secretário de Segurança de São Paulo, Mágino Barbosa Filho, descobriu e revelou a maior causa de estupros: o desemprego. Em demonstração límpida, lógica e linear, ele fornece as premissas da brilhante conclusão: o cara está sem emprego, desocupado, chateado, toma umas e outras, vê aquela mulher pela frente e ataca. Só faltou dizer que o Brasil tem hoje 11 milhões de estupradores, os desempregados que a irresponsabilidade da presidente Dilma nos legou.

Temerices & reservas

“ACHO QUE os ministros sairão, eu não tenho a menor dúvida disso. Se houver incriminações, acho que o próprio ministro tomará a providência”. Resposta de Michel Temer a entrevista na televisão em que se lhe perguntava sobre seus ministros e a Lava Jato.

TEMERICES e reservas mentais. As temerices: “acho que sairão”, ou seja, ele não tem certeza, não se compromete, depende de tudo sobre o que Temer é dependente (e que todos já percebemos); de novo, “acho que o próprio ministro tomará a providência”, quer dizer, Temer não tem força para mandar ministro embora, e tampouco tem segurança de que o “próprio” ministro pedirá o boné.

AS RESERVAS mentais estão nas “incriminações” dos ministros na Lava Jato. Aí entra o advogado Temer, matreiro e ardiloso, terçando a semântica e esgrimindo com o dicionário. Incriminação pode significar a denúncia apresentada pelo MP como pode ser esticada até o fim do processo, com a condenação por sentença.

O PRESIDENTE Bill Clinton usou a reserva mental nas peraltices com a estagiária Monica Lewinski. Perguntado se teriam mantido relações sexuais, Clinton sacava “defina relação sexual”. Advogado de origem – começou como procurador geral de Arkansas –, Clinton tentava diferenciar sexo oral de relação sexual.

******

(ROGÉRIO DISTÉFANO)

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.