7:03O ANARQUISTA

ROBERTO Campos

ROBERTO CAMPOS

A vaia é o aplauso dos que não concordam

É o conteúdo!

O senador Romero Jucá quer saber se foi autorizada pela Justiça a gravação de sua conversa com Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro e delator da Lava Jato. Faz diferença? Interessa o conteúdo, idiota!

Republicaníssimo

Nada republicanas – a ideia que ocorre a partir das conversas gravadas entre Sérgio Machado, José Sarney e os senadores Renan Calheiros e Romero Jucá. Errado. Nada mais republicano que aqueles acordos, mais sujos que pau de galinheiro.

Nã nã nã nã nã

“Cretinice própria dos bandidos”. Assim Cássio Cunha Lima, líder do PSDB no Senado, definiu a atitude de Sérgio Machado ao gravar Renan, Sarney e Jucá.

“Própria dos bandidos”, sim. Não só a gravação, também a conversa. “Cretinice”? Nã nã nã nã nã! Cretino é quem se deixou gravar.

Temer, a língua e a cueca

“Se houver um erro, consertá-lo-ei. Sei que muitos não gostam, mas falarei assim: consertá-lo-ei”. Assinado Michel Temer, vice-presidente no exercício interino da presidência da República. Quem falava desse jeito era Jânio Quadros, falastrão, canastrão, metido a professor de português e o presidente da República que, ao renunciar em 1962, deixou o Brasil nessa confusão que já dura 52 anos.

Jânio teve atribuída a frase que não disse – “Fi-lo porque qui-lo” -, inventada com o erro intencional para ridicularizar seu português rebuscado e antiquado. A mesóclise de Temer – “Consertá-lo-ei” – pode marcar a diferença com Dilma, que não fala português compatível com a formação e o preparo que diz ter.  Mas o português de Temer é tão contemporâneo quanto a cueca samba-canção.

Própria de bandidos

Neudo Campos (PP), primeiro marido de Roraima e ex-governador do Estado, entregou-se à PF para cumprir pena de 10 anos de prisão pelo crime de peculato – Operação Gafanhoto da PF, desvio de salários. Foragido, fugiria para a Venezuela. A secretária de estado e dois policiais militares que o ajudariam também estão presos.

O secretário de Segurança, sogro de uma das filhas de Neudo, defende os policiais: “Eles têm que proteger o esposo [argh!] da governadora”. Isso quer dizer que, como polícia militar não age sem ordem de comando, o secretário, o comandante da PM e a governadora são responsáveis pelo acobertamento e fuga frustrada.

De Roraima, continua foragida Suzete Macedo de Oliveira, ex-deputada estadual e mulher do senador Telmário Mota (PDT) – que requereu a cassação do senador Romero Jucá (PMDB/RR). Como disse o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), foi “cretinice própria de bandidos” – ou de políticos, a gente nunca sabe quando termina um e começa outro.

Farol baixo

Agora é lei: obrigatório dirigir com os faróis baixos nas estradas, pena de multa e pontos na carteira. Agradecimentos ao deputado federal Rubens Bueno (PPS/PR), autor do projeto. Só mudou no automóvel. Na rua, a pé, há muito tempo os brasileiros andam com os faróis baixos.

Vício incurável

A 30ª. fase da Operação Lava Jato chama-se “vício”. Vício? Sim, vício de roubar.

(ROGÉRIO DISTÉFANO)

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.